A Volkswagen Autoeuropa tornou-se uma das fábricas de referência do Grupo Volkswagen no programa Zero Impact Factory. Entre otimizações logísticas, embalagens reutilizáveis e novos sistemas energéticos, Palmela está a reduzir emissões, eliminar resíduos e preparar a produção para o elétrico, com resultados sólidos e mensuráveis.
A Zero Impact Factory (ZIF) é a estratégia global através da qual o Grupo Volkswagen pretende reduzir a sua pegada ambiental, envolvendo mais de 110 fábricas em todo o mundo. O objetivo é alcançar neutralidade carbónica em todos os locais de produção até 2040 e ao longo da cadeia de valor até 2050. Na Europa, a fábrica de Palmela destaca-se como uma das mais avançadas na implementação deste programa, combinando tecnologias de descarbonização, digitalização e eficiência logística.
A área da logística tem sido uma das mais transformadoras. Nos últimos nove anos, a Autoeuropa implementou 724 otimizações de embalagens, reduzindo 30% dos resíduos de cartão e 47% dos resíduos de plástico por veículo produzido. Estes projetos resultaram numa poupança acumulada de 454 toneladas de cartão, 69 toneladas de plástico e cerca de sete milhões de euros. Para Hans-Christian Holbein, Logistics Planning Manager, e Paulo Sousa, Logistics Planning Assembly Coordinator, estes resultados confirmam uma tendência: “Na maior parte dos casos, os ganhos financeiros e ambientais andam lado a lado.”
As melhorias seguem sempre o mesmo método: identificação de oportunidades, testes com qualidade e produção, integração das soluções nos procedimentos operacionais e monitorização rigorosa dos resultados. É um processo contínuo que garante que cada alteração contribui para reduzir a pegada ambiental sem comprometer a eficiência.
O novo T-ROC tornou-se um dos melhores exemplos práticos desta abordagem. Para este modelo, foram introduzidos separadores reutilizáveis que substituem materiais descartáveis, após testes que garantiram a integridade das peças. A proximidade dos fornecedores permitiu criar um circuito fechado de reutilização. Paralelamente, a análise das embalagens e das dimensões das peças permitiu aumentar a densidade de carga, reduzindo o número de contentores movimentados e o impacto associado ao transporte. No caso das peças metálicas, foram desenvolvidas embalagens especiais ajustadas ao formato, reforçadas e validadas com produção e qualidade, aumentando significativamente a eficiência no transporte e no armazenamento.
Projetos que moldam o futuro
A Autoeuropa tem também vários projetos em curso na área das embalagens, incluindo a integração de materiais reciclados, a expansão de circuitos de curta distância com embalagens reutilizáveis e a otimização da utilização de recursos. Estas medidas deverão traduzir-se em novas poupanças ao nível do transporte, armazenamento e manuseamento.
Para além da logística, Palmela está a avançar com iniciativas estruturantes que reforçam o compromisso ambiental. O “Green Corridor”, desenvolvido com a Quercus, devolve biodiversidade a dois hectares da fábrica através da remoção de espécies invasoras e plantação de 14 espécies nativas. O novo sistema de climatização, previsto até 2027, substituirá o gás natural por um sistema integrado baseado em geotermia, com 336 perfurações até 120 metros. Este sistema permitirá reduzir 25% do consumo energético e tornar a climatização neutra em CO₂, recuperando calor no inverno e dissipando-o no verão.
Também até 2027, a oficina de pintura será modernizada com tintas sem VOC, processos otimizados segundo a métrica UEP, recirculação de ar até 90% e quatro bombas de calor de 530 kW, reduzindo emissões e consumo energético num dos setores mais exigentes da fábrica.
Até abril de 2025, a Autoeuropa alcançou o seu segundo melhor ano de produção de sempre: 236.100 veículos em 2024, numa média de 955 por dia. Atualmente, produz cerca de 1.000 unidades diárias do T-ROC. Em 2027, iniciará a produção do ID.EVERY1, o novo modelo 100% elétrico do Grupo Volkswagen.
Palmela prepara-se, assim, para um novo ciclo industrial: mais eficiente, mais digital, mais limpo e alinhado com a ambição global de impacto zero.
📌Na edição de dezembro, no dossier Sustentabilidade, poderá conhecer com mais detalhe o projeto.



