As mais de mil pequenas e médias empresas (PME) portuguesas que vendem na Amazon ultrapassaram, em 2024, os 145 milhões de euros em exportações. No total, venderam mais de três milhões de produtos, o que traduz um crescimento de 20% face ao ano anterior.
De acordo com os dados divulgados pelo “gigante” do comércio online, mais de 95% das PME portuguesas que vendem na Amazon exportam para clientes em todo o mundo, alcançando mais de 110 países e territórios. A Europa é o principal destino, recebendo exportações de mais de 70% dessas empresas, no valor de 125 milhões de euros. Por países, Espanha, França e Alemanha lideram. Seguem-se os Estados Unidos e o Reino Unido.
Adicionalmente, mais de 35% das PME portuguesas que vendem na Amazon localizam-se em áreas rurais ou menos densamente povoadas. E registaram mais de 60 milhões de euros em vendas de exportação em 2024.
Mais de 85% das vendas de exportação das PME nacionais são destinadas a outros países comunitários, ocupando o 5.º lugar entre todos os vendedores da Amazon dos países da UE27 no comércio intraeuropeu.



