O Groupe SEB e a DHL Supply Chain lançaram um novo modelo logístico para o seu canal de e-commerce na Península Ibérica. Assim, a distribuição direta ao consumidor foi centralizada em Espanha, servindo tanto o mercado português como o espanhol.

Antes da entrada em funcionamento deste modelo – estreado em fevereiro, mas só agora tornado público – as encomendas B2C eram enviadas a partir da Bélgica como parte do modelo de distribuição pan-europeu do Groupe SEB. Contudo, “esta solução revelou-se ineficiente e insustentável para os mercados ibéricos, devido aos elevados custos logísticos e aos longos prazos de entrega”. Perante esta situação, a empresa decidiu relocalizar as operações para Toledo, “com o objetivo de reforçar a competitividade e melhorar a experiência do cliente”, oferecendo entregas em 24 horas em alternativa ao tempo de espera de quatro a cinco dias.

A propósito, a diretora de Operações da SEB, Marta Cuadros, destaca que esta atividade foi executada sem incorrer em custos de transição, afirmando que “demonstra um planeamento operacional eficaz”. “A distribuição a partir de Espanha irá, sem dúvida, gerar impactos positivos em três áreas-chave: maior conversão comercial, otimização dos custos logísticos e melhoria da experiência do consumidor”, sublinhou.

Por sua vez, o CEO da DHL Supply Chain Ibéria, Roberto Pascual, destaca que este projeto representa uma colaboração “exemplar” entre as equipas de IT e de operações de ambas as empresas. “Conseguimos lançar o modelo sem incidentes, em tempo recorde e em plena época alta do Natal, o que demonstra a robustez do nosso planeamento e a excelência operacional,” comenta, citado em comunicado.

O novo fluxo logístico foi desenvolvido para otimizar recursos, reduzir o impacto ambiental e alinhar-se com os princípios da economia circular. Não é utilizado plástico na embalagem, pois o enchimento é feito com cartão reciclado, evitando acondicionamento desnecessário e reduzindo o volume de ar transportado.