O Porto de Lisboa anuncia o alargamento da sua capacidade logística para o comércio internacional com três linhas regulares de carga contentorizada. Duas estão já ativas, sendo operadas pela OTM – X-Press Feeders, enquanto a terceira, a cargo da Transinsular, tem início previsto para janeiro.
Em comunicado, a administração portuária salienta que esta oferta vem responder às necessidades crescentes dos exportadores nacionais e consolidar “o papel de Lisboa como porto estratégico no shortsea shipping e nas ligações a grandes hubs de transbordo”.
Uma das linhas em operação é a South Europe – SPX II, que estabelece uma rotação quinzenal entre Valência, Lisboa e Casablanca, servindo o Terminal de Contentores de Alcântara (Liscont). É assegurada por dois navios dedicados, “Perseus” e “Emilia”, com uma capacidade combinada de 1.360 TEU (660 e 700 TEU, respetivamente).
A outra linha já ativa é a North Europe – OFX, que, com uma frequência semanal, liga Algeciras, Lisboa, Leixões, Southampton e Roterdão. Com operação igualmente em Alcântara, utiliza o navio “Mando” (1.174 TEU).
A partir de janeiro de 2026, inicia-se o Transinsular Maroc Express, que ligará semanalmente Leixões, Lisboa e Casablanca, com escala no Terminal Multipurpose de Lisboa do armador Navex. O serviço será assegurado pelo navio “Ponta do Sol” (374 TEU), prevendo movimentar cerca de oitenta contentores por escala.



