A Black Friday e o Natal são os picos sazonais mais desafiantes para o setor da logística e dos transportes, pelo que, várias empresas têm de reforçar a sua capacidade de resposta para assegurar as necessidades dos clientes. Durante os próximos dois meses, a Luís Simões estima ultrapassar as 353.000 encomendas e transportar mais do que 229.000 toneladas, o que representa 15% do volume anual.
No que diz respeito aos serviços de copacking, a altura do Natal concentra 60% da atividade de todo o ano. O setor do Grande Consumo e Bebidas, com um aumento de 40% da atividade durante estas datas, irá registar o maior aumento da procura.
“Na Black Friday e no Natal esperamos preparar mais de 59.5 milhões de caixas, entre 15 e 20% do volume anual. Ser capaz de assumir esta variabilidade implica agilidade”, afirma Luís Freitas, diretor geral de logística da Luís Simões.
O responsável confirma que é graças a sistemas tecnológicos avançados que automatizam parte da cadeia logística, que é possível aumentar a agilidade, diminuir os erros, acelerar fluxos de trabalho com maior precisão e reforçar a rastreabilidade.
“É definitivamente graças a este nível de digitalização e automatização que podemos enfrentar muitos dos desafios que esta campanha promocional implica, como o cumprimento das expectativas dos clientes e dos destinatários, a gestão adequada da logística inversa e o aumento do volume das operações de copacking, onde, inclusivamente, poderemos encurtar os prazos de entrega.”
No que diz respeito a mão de obra especializada, a Luís Simões conta com mais de 2.500 colaboradores e espera aumentar as contratações em 15% – em comparação com 2024 – para dar resposta à procura marcada por este período. Estas contratações destinam-se a posições operacionais como operadores de armazém e de copacking ou operadores de empilhadores.



