Num evento realizado em Munique sob o lema “Juntos por uma logística sustentável, juntos por zero emissões”, a Volkswagen Group Logistics e a MAN Truck & Bus reuniram operadores internacionais de logística, fabricantes de infraestrutura de carregamento e outros intervenientes para reforçar a missão comum de eletrificar o transporte rodoviário de mercadorias.
“Os camiões elétricos são a chave para tornar o transporte rodoviário sustentável”, afirmou Simon Motter, Diretor da Volkswagen Group Logistics, durante o encontro na sede da MAN. O evento reuniu empresas internacionais de logística, operadores de parques de carregamento e fabricantes de estações de carga, num momento de partilha de experiências e soluções rumo a operações com zero emissões.
A parceria entre a Volkswagen Group Logistics e a MAN Truck & Bus visa acelerar a transição energética no transporte de mercadorias, combinando inovação tecnológica, cooperação e investimento em infraestrutura. Com mais de 1.000 eTrucks já encomendados, a MAN confirma o avanço da mobilidade elétrica na logística europeia.
Desde o início de 2025, os camiões elétricos da marca — entre eles os modelos eTGX e eTGS — já percorreram mais de cinco milhões de quilómetros em operações diárias. A geração eTruck da MAN apresenta um sistema modular de baterias, permitindo aos clientes optar entre maior autonomia ou maior capacidade de carga útil, cobrindo mais de 80% das aplicações logísticas, da distribuição urbana à longa distância.
“Os primeiros clientes já percorreram mais de 100.000 quilómetros com um MAN eTGX em pouco mais de um ano. Isto prova que os camiões elétricos são fiáveis e práticos”, destacou Friedrich Baumann, Diretor de Vendas da MAN. “A infraestrutura de carregamento, contudo, precisa de um novo impulso, com processos de aprovação mais rápidos e o reforço das redes elétricas.”
A Volkswagen Group Logistics tem vindo a reduzir o impacto ambiental das suas operações através da iniciativa goTozero impact logistics, que aposta em energias limpas e tecnologias sustentáveis. “Os veículos elétricos a bateria são a tecnologia mais adequada para uma frota mais amiga do ambiente. A cooperação, dentro do Grupo e com os nossos parceiros, é crucial para proteger o clima e preservar recursos”, sublinhou Simon Motter.
Também os operadores logísticos começam a ver resultados concretos. A empresa Nanno Janssen, sediada em Leer (Alemanha), conta já com 35 camiões elétricos — entre eles 15 modelos MAN eTGX — e garante que “o transporte de longo curso com camiões elétricos já é possível hoje na Europa. Agora é uma questão de escalar a tecnologia.”
O E-Experience Event, promovido pela Volkswagen Group Logistics e pela MAN, pretendeu precisamente isso: eliminar reservas, criar sinergias e acelerar a transição para um transporte de mercadorias mais sustentável.



