A Chiquita, uma das maiores exportadoras mundiais de bananas, está a reforçar a eficiência e sustentabilidade da sua cadeia de frio marítima. O braço de transporte oceânico do grupo, a Great White Fleet, encomendou 1.000 unidades do sistema de refrigeração OptimaLine à Carrier Transicold, equipadas com a tecnologia de atmosfera controlada EverFresh.
Desenvolvida para regular de forma precisa os níveis de oxigénio e dióxido de carbono dentro dos contentores, a solução permite abrandar o processo de amadurecimento e prolongar a vida útil dos produtos perecíveis, garantindo que as bananas chegam aos mercados internacionais com qualidade superior.
“O EverFresh foi concebido para garantir precisão e desempenho, com um controlo robusto de CO₂ essencial para cargas sensíveis como as bananas”, sublinhou Kay Henze, gestora de contas globais de refrigeração de contentores da Carrier Transicold.
De acordo com Stefano Di Paolo, presidente da Great White Fleet, o investimento “reforça o compromisso da Chiquita com a frescura, fiabilidade e eficiência em viagens de longa duração”.
Além de maior estabilidade térmica, os novos sistemas oferecem também redução do consumo energético e das emissões de CO₂, em linha com as metas ambientais do grupo. A aposta consolida a posição da Chiquita entre as empresas de transporte de perecíveis mais avançadas tecnologicamente.



