As entregas out-of-home estão a crescer em Portugal, com 14% dos compradores online a recorrerem a lockers. Este é um dado do Barómetro E-Shopper 2025 da Geopost, que integra a operadora de transporte expresso DPD Portugal. E traduz um crescimento de cinco pontos percentuais face a 2023, ainda assim abaixo da média europeia, que se situa nos 27%.

O estudo mostra ainda que os e-shoppers consideram cada vez mais importante conhecer a transportadora que entrega as suas encomendas (63%), tendo este indicador aumentado nove pontos percentuais relativamente a 2023.

Avaliando o nível de satisfação com a experiência de compra online em Portugal, o barómetro conclui que 82% dos portugueses consideraram todo o processo simples, contra 69% na Europa, e 80% avaliaram a entrega como fácil, também acima da média europeia (70%).

No que toca a devoluções, verificou-se que apenas 8% dos inquiridos devolveram a sua última compra, face a 16% na média europeia. Entre os que o fizeram, 59% consideraram o processo fácil.

De acordo com este barómetro, em Portugal, 75% dos consumidores compram online, com 46% a fazerem compras regulares, o que reflete uma evolução face a 2023, quando estes valores se situavam nos 71% e 42%, respetivamente.