Nos dias 14 e 15 de outubro, o Taguspark recebe a 27.ª edição do Congresso da APLOG, dedicada ao tema “Colaboração Humano-Máquina: O Novo Paradigma”. A APLOG espera reunir no seu evento anual 400 profissionais da cadeia de abastecimento para discutir inteligência artificial, automação, talento e sustentabilidade na logística e no futuro da supply chain.

Vivemos tempos de transformação acelerada, em que a convergência entre tecnologia e talento humano redefine o presente e molda o futuro das cadeias de abastecimento. É nesse contexto que a APLOG – Associação Portuguesa de Logística promove, nos dias 14 e 15 de outubro, no Taguspark, a 27.ª edição do seu Congresso anual, sob o tema “Colaboração Humano-Máquina: O Novo Paradigma”.

O evento, que reúne profissionais de toda a cadeia de valor — indústria, retalho, operadores logísticos, transporte, tecnologia, consultoria e academia — propõe uma reflexão crítica e construtiva sobre o papel da inteligência artificial, da automação e da digitalização, explorando como a colaboração entre pessoas e máquinas pode impulsionar a eficiência, a sustentabilidade e a resiliência do setor.

Dois dias de debate, conhecimento e futuro

O primeiro dia arranca com a sessão “O Armazém do Futuro”, conduzida pela Miebach, em parceria com a SUMOL+COMPAL, e prossegue com a apresentação do estudo “Desafios de Talento em Logística e Transportes 2025”, desenvolvido pela APLOG em colaboração com a ManpowerGroup.

O painel seguinte, dedicado ao talento humano, será moderado por Pedro Amorim (ManpowerGroup) e contará com Ana Guimarães (The Navigator Company), Isabel Monteiro (BA), Luís Pedro (Torrestir) e Luís Branquinho (Körber Supply Chain).

Entre os momentos mais aguardados do dia destacam-se a apresentação do DHL Logistics Trend Radar 7.0, referência global sobre tendências da supply chain, e o painel “Inovação e Parcerias como Motores da Nova Logística”, com João Parelho (DPD Portugal), Dário Restelli (Fives Intralogistics), Luís Fernandes (Luís Simões Portugal) e António Martins (Nespresso), moderado por José Limão.

A tarde será marcada pela conferência de François Gemenne, professor da HEC Paris, sobre descarbonização da logística, e por um painel sobre tecnologia e automação, moderado por Rui Rufino, com representantes da Moving Robots, Generix Group, Sonae Arauco e Oracle. Segue-se o debate “Logistics Reimagined: Game-Changers Shaping the Future”, com CTT, M7, AICEP e Savills, e a tradicional sessão da Diáspora Portuguesa, moderada por Alcibíades Paulo Guedes, com líderes de empresas como Triangle’s, Sogrape e Kaizen Institute Global.

Da inovação no retalho aos portos e à inteligência artificial

O segundo dia abre com Rui Rei, presidente da Parques Tejo, que apresentará soluções logísticas para os futuros parques de estacionamento do concelho de Oeiras. Segue-se uma apresentação técnica de Pedro Brinca (Nova SBE) e o painel “Inovação no Retalho”, com Artur Silva (Mercadona) e Samuel Pinto (Continente Bom Dia), moderado por Raul Magalhães (Católica Business School / APLOG).

A sessão patrocinada pela Cegid abordará a nova era da logística conectada com IA, com intervenções de Daniel Batista, Vítor Ferreira, Sérgio Quinteiro e André Magro, da Luz Saúde.

A manhã encerra com o painel “Inovação nos Portos Portugueses”, que reunirá representantes da APS, APDL, APSS e Fórum Oceano para discutir os desafios da digitalização e da sustentabilidade marítima.

À tarde, o destaque vai para a sessão “Transformar a Logística do Pescado” (ZØR), seguida de “De stock parado a valor gerado: a revolução dos show movers com IA”, com Luís Guimarães (LTPlabs) e Alexandra Mouta (Amorim Cork Composites).

O programa culmina com um painel composto pelos vencedores deste ano dos Prémios de Excelência Logística (PEL 2025), apresentados publicamente em junho, e com o painel “Atração e Retenção de Talentos num Mundo com IA e Tecnologia”, que contará com Rachel Mueller (Nestlé Portugal), Rogério Silva (Frulact), José Luís Simões (Luís Simões Logística Integrada) e Pedro Santos (CONSULAI).

Num momento em que a colaboração humano-máquina já não é futuro, mas presente, o evento promete lançar novas perguntas e apontar caminhos para a logística do amanhã, promovendo neste encontro anual a ligação entre pessoas, empresas e conhecimento.