Um passo decisivo no compromisso com a logística do futuro através da inovação ousada e centrada no cliente. É assim que o Grupo DHL apresenta o novo Centro Europeu de Inovação, inaugurado esta quarta-feira, 1 de outubro, em Troisdorf, na Alemanha.
A nova infraestrutura vem substituir o centro existente junto à sede da empresa, em Bona, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e a aplicação real de tecnologias que tornem a cadeia de abastecimento mais inteligente, mais sustentável e mais resiliente. Serve, ainda, como plataforma colaborativa com clientes, startups, instituições académica e parceiros da indústria.
Com 5.360 m2, o centro é uma montra dos mais recentes avanços da DHL, incluindo inteligência artificial, robótica, internet das coisas e tecnologias que promovem a sustentabilidade, servindo de pedra basilar da estratégia 2030 do grupo. Esta estratégia foca-se no crescimento inteligente, na logística de emissões reduzidas e na transformação digital, com o agora inaugurado centro de inovação a funcionar como catalisador para as soluções logísticas da próxima geração.
“A inovação é o motor da nossa transformação. O novo Centro Europeu de Inovação potencia a colaboração, promove o crescimento e redefine o que é possível na logística, ao converter as ideias em impacto”, afirmou o Chief Commercial Officer e Head of DHL Customer Solutions and Innovation, Katja Busch. “É aqui que cocriamos o futuro da logística, em conjunto com os nossos clientes, parceiros e empregados”, enfatizou.
Construído em madeira laminada e alimentado por energia renovável, o centro é neutro em emissões de gases com efeito de estufa. A DDL faz notar que, desde a escolha de materiais naturais aos sistemas energéticos inteligentes, todos os aspetos foram concebidos para minimizar o impacto ambiental.
Quanto às tecnologias expostas, estão alinhadas com as principais tendências identificadas pelo DHL Logistics Trend Radar, uma ferramenta desenhada para ajudar os clientes e a comunidade logística a antecipar as mudanças na indústria nos próximos dez anos.
Além do centro na Alemanha, a DHL possui polos de inovação nos Estados Unidos (Chicago), na Ásia (Singapura(, e na região do Médio Oriente e África (Dubai).