A partir de 24 de outubro, o Porto de Setúbal passa a integrar a rotação do Dolphin Express Service (DEX), o serviço intraeuropeu da Tailwind Shipping Lines, companhia marítima do grupo Lidl. A expansão traz novas escalas, maior capacidade e ligações reforçadas no eixo Norte–Sul europeu.
O Porto de Setúbal vai reforçar a sua posição na rede de shortsea shipping europeia com a entrada na rotação do Dolphin Express Service (DEX), operado pela Tailwind Shipping Lines, a companhia de navegação criada pelo grupo de distribuição Lidl. A primeira escala está marcada para 24 de outubro, no terminal Sadoport / Yilport, tendo a SeteShipping como agente local.
O serviço DEX, que até agora ligava Moerdijk (Países Baixos) a Barcelona (Espanha), com saídas semanais, passa agora a contar com uma rotação alargada que inclui Antuérpia (Bélgica), Setúbal (Portugal), Cádis (Espanha) e Casablanca (Marrocos), antes do regresso ao norte da Europa. A nova rotação terá uma duração de 21 dias, mantendo uma frequência semanal.
Capacidade reforçada
A Tailwind colocará ao serviço três navios da classe Panda, cada um com capacidade para cerca de 1.380 TEU. Dois deles já operavam no DEX – “Panda 004” e “Panda 005” – e será ainda integrado o “Panda 003”, que regressa de um período de subcharter. Esta frota permitirá não só reforçar a fiabilidade do serviço, como também aumentar a oferta disponível a terceiros, uma vez que o DEX não se destina apenas às necessidades próprias do Lidl.
De acordo com a companhia, esta expansão responde à procura de soluções mais sustentáveis, oferecendo emissões de CO₂ por contentor significativamente inferiores às do transporte rodoviário. Além disso, os portos escolhidos permitem otimizar ligações terrestres: em Moerdijk, as cargas podem seguir por barcaça para o interior europeu, incluindo Duisburgo, através de parcerias com WEC Lines, A2B e Danser; já em Barcelona, há possibilidade de transbordo para o Panda Express Service, que liga diretamente ao mercado chinês.
No extremo sul, a ligação a Casablanca cria novas oportunidades de comércio com o norte de África, incluindo rotas rápidas para a Ásia.
Para o Porto de Setúbal, a integração no DEX representa um ganho estratégico na captação de tráfego internacional, reduzindo a dependência de grandes hubs de transbordo e oferecendo maior competitividade às empresas exportadoras portuguesas. Este avanço coincide com o desenvolvimento do novo terminal multimodal, projeto que prevê novos cais, pavimentação de terraplenos e melhorias na eficiência intermodal, reforçando a capacidade do porto para responder a este tipo de operações.



