A Albânia é o primeiro país do mundo a ter uma ministra gerada por Inteligência Artificial (IA) – a Diella – que é responsável pelas compras públicas do país, anunciou o primeiro ministro Edi Rama, citado pelo website Politico.
Edi Rama indicou que as decisões sobre licitações seriam retiradas dos ministérios e colocadas à responsabilidade de Diella, que é “o servidor das compras públicas”, ou seja, quem irá administrar as contratações efetuadas pelo Estado.
Acrescentou que o processo será criado “passo a passo”, mas que a Albânia será um país onde as licitações públicas serão “100% incorruptíveis e que todo o fundo público que passar pelo procedimento de licitação será 100% legível”.
A personagem já foi apresentada aos cidadãos albaneses, uma vez que comanda a plataforma “e-Albânia”, que permite o acesso a quase todos os serviços governamentais de forma digital.
De acordo com o primeiro ministro, a Diella avaliará propostas e terá o direito de “contratar talentos de todo o mundo”, enquanto quebra “o medo do preconceito e a rigidez da administração”.



