O novo Terminal Operating System (TOS), no Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), desenvolvido em parceria com a FORDESI – tecnológica com experiência nas áreas de logística a transporte – já se encontra em funcionamento. 

Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), afirma que esta solução “representa um avanço decisivo na modernização e digitalização das operações do terminal, reforçando a eficiência, a segurança e a qualidade do serviço prestado aos cliente”.

O TOS integra novos módulos de gestão inteligente de parque e de operações de carga e descarga, desenvolvidos pelas equipas da Direção de Sistemas de Informação e Direção de Operações Portuárias e Segurança, em colaboração com a FORDESI.

É agora possível efetuar operações de carga e descarga de contentores – por camião e comboio – com comunicação em tempo real entre a portaria do TFML com o sistema de informação APDLRAIL4LOG, que interliga operadores ferroviários, alfândega e despachantes, em articulação com a Janela Única de Logística (JUL). Isto só é possível graças à utilização de equipamentos móveis e tecnologia 5G instalados nos reachstackers.

Entre as principais funcionalidades, destaca-se a gestão integrada do parque, que permite uma localização mais precisa dos contentores, otimizando o planeamento, reduzindo tempos de resposta nas operações e minimizando a necessidade de movimentações pedestres dentro do terminal.

A médio prazo, o TOS irá integrar-se com o sistema 4PARK, a ferramenta de gestão global do porto de Leixões. Esta decisão permitirá criar um Digital Twin no porto, assegurando uma visão em tempo real de todas as áreas de parqueamento e incorporando funcionalidades de monitorização de mercadorias perigosas, aplicação de distâncias de segurança e apoio à coordenação de resposta a um incidente.