A Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM) vai instalar até ao final de outubro os primeiros equipamentos que permitirão carregar de forma autónoma as viaturas elétricas ao serviço da empresa, incluindo um empilhador. O projeto garante energia 100% renovável, reforçando a sustentabilidade das operações portuárias.
O novo posto será instalado junto ao posto de transformação que abastece a Pontinha e a Gare Marítima da Madeira, integrando um sistema autónomo composto por painéis solares, bateria de armazenamento e ligação resiliente à rede da Empresa de Eletricidade da Madeira.
A iniciativa faz parte da segunda fase do projeto internacional SHIFT to Direct Current (SHIFT2DC), que envolve 30 parceiros de 12 países europeus. Enquanto a primeira fase, iniciada em setembro de 2024, focou-se no planeamento e monitorização da rede elétrica, os dados recolhidos serão agora utilizados para criar um Digital Twin do Porto do Funchal. Esta ferramenta permitirá acompanhar em tempo real os fluxos de potência e energia, além de simular cenários futuros sobre as necessidades energéticas do porto.
“Este projeto académico traduz o nosso compromisso ambiental, garantindo que os Portos da Madeira avançam de forma sustentada para soluções de energia mais limpas e inovadoras”, afirma a presidente da APRAM, Paula Cabaço. “É fundamental passar da teoria para o terreno e implementar sistemas que façam realmente a diferença.”
O Digital Twin permitirá também simular o impacto da instalação de novos equipamentos, incluindo um futuro sistema de Onshore Power Supply (OPS) para navios em porto, com capacidade prevista de cerca de 30 MegaWatts. Segundo Paula Cabaço, o objetivo é criar uma futura comunidade energética no Porto do Funchal, baseada exclusivamente em fontes renováveis, valorizando a eficiência energética, a digitalização e a sustentabilidade da infraestrutura portuária.
O projeto SHIFT2DC, financiado pelo Programa Horizonte Europa com mais de 11 milhões de euros e liderado pelo INESC-ID, visa criar infraestruturas de energia mais inteligentes e eficientes, promovendo soluções de corrente contínua económicas e sustentáveis. O Porto do Funchal é o único local em Portugal a testar estas soluções em cenário real, juntando-se a demonstradores na Alemanha e França.