O Instituto Superior Técnico (IST) acaba de ganhar um novo núcleo estudantil inédito na Península Ibérica: o ISTrain, grupo universitário dedicado ao desenvolvimento de protótipos ferroviários. A equipa prepara-se para lançar o seu primeiro projeto – a Loco01 “Andorinha”, uma locomotiva elétrica em homenagem à mais antiga locomotiva a vapor da CP, que entrará em fase de produção já em novembro, com vista a competir no IMechE Railway Challenge, no Reino Unido, ainda durante o ano letivo 2025/2026.
O protótipo encontra-se atualmente na fase final de design técnico e será produzido por mais de 20 estudantes do Técnico, unidos pela paixão pelo setor ferroviário. “Com o apoio dos nossos parceiros, este projeto marca o primeiro passo do núcleo na materialização do seu grande objetivo: levar o Técnico a competir numa das provas de engenharia ferroviária mais prestigiadas da Europa”, explica Aliya Ibrahimo, presidente do ISTrain e estudante de mestrado em Engenharia Mecânica.
A competição internacional desafia as equipas em diferentes vertentes: desde a submissão de modelos CAD à apresentação detalhada de subsistemas, passando pelo Business Challenge, que simula a gestão de um projeto ferroviário.
Segundo o núcleo, o projeto “acrescenta algo de novo ao Técnico, proporcionando aos alunos uma oportunidade única de aplicar os seus conhecimentos numa área pouco explorada nos cursos, mas estratégica para o futuro da mobilidade sustentável”.
O ISTrain apresentou-se oficialmente a 19 de setembro, no Salão Nobre do Técnico, com o evento “Design Freeze”, que deu a conhecer a evolução técnica da “Andorinha”, os desafios superados e as soluções desenvolvidas pela equipa.
O programa contou ainda com palestras e uma mesa-redonda dedicada ao futuro do setor ferroviário — “Engineering the Future of Rail: Innovation, Talent, and Global Challenges” — que reuniu Paulo Duarte (Plataforma Ferroviária Portuguesa), Simon Iwnicki (Universidade de Huddersfield), Virgínia Infante (IDMEC) e João Tiago Fernandes (Rail Colab).