A Boluda Corporación Marítima consolida-se como segundo maior operador ferroviário de mercadorias em Espanha, atrás apenas da Renfe Mercancías, com a aquisição da maior parte das operações ferroviárias da Transfesa Logistics.
A Boluda Corporación Marítima anunciou a compra da maior parte da atividade ferroviária da Transfesa Logistics, filial do operador estatal alemão Deutsche Bahn (DB Cargo). A operação, que deverá concluir-se até ao final de 2025, está sujeita a aprovação regulatória e representa um passo estratégico na expansão da Boluda para além do transporte marítimo, com forte aposta na intermodalidade.
Segundo a Transfesa Logistics, após a transação, as suas operações ficarão divididas entre dois grandes grupos: DB Cargo, que concentrará a sua presença no transporte automóvel e internacional de mercadorias, e a Boluda Shipping, que assumirá o transporte intermodal ferroviário na Península Ibérica (excluindo tráfegos de automoción), incluindo manutenção e serviços de terminais.
A operação permite à Boluda Shipping aumentar significativamente a sua capacidade operacional, diversificar a oferta de serviços e integrar novas rotas, reforçando soluções logísticas porta-a-porta e promovendo corredores verdes para redução da pegada de carbono. Este movimento posiciona a empresa como o segundo maior operador ferroviário de mercadorias em Espanha, atrás apenas da Renfe Mercancías.
Esta estratégia segue a tendência global das grandes companhias marítimas, que têm vindo a integrar operações ferroviárias nas suas cadeias logísticas: a CMA CGM adquiriu a Continental Rail, enquanto a MSC comprou a CP Cargo, rebaptizada depois como Medway, e prepara a criação de uma joint venture com a Renfe Mercancías para expandir sua presença ferroviária.
Sobre esta movimentação, Ignacio Boluda, presidente executivo da Boluda Shipping, afirmou: “O transporte ferroviário de mercadorias consolida-se como um modo de transporte sustentável e eficiente, tornando-se um pilar estratégico da nossa logística intermodal. Continuamos a reforçar os nossos serviços aos clientes com soluções porta-a-porta mais sustentáveis, promovendo corredores verdes e apoiando o desenvolvimento de cadeias de abastecimento descarbonizadas.”
A Transfesa Logistics, por seu turno, destacou que a operação garante continuidade e novas oportunidades de crescimento para clientes e colaboradores, sendo que a Deutsche Bahn mantém as operações internacionais e de automotive, focando-se na modernização da sua rede ferroviária e na concentração em atividades estratégicas.
Com esta aquisição, a Boluda Shipping integra e reforça as suas divisões de transporte marítimo (Boluda Lines), terminais (Boluda Maritime Terminals) e logística intermodal (Boluda Logistics), reforçando a presença nas cadeias logísticas europeias.