O principal evento do setor logístico da região Ásia-Pacífico, a CeMAT Asia, assinala 25 anos na edição de 2025. Acontece de 28 a 31 de outubro, no Shanghai New International Expo Center, reunindo mais de 900 expositores com o objetivo de potenciar a inovação na indústria transformadora e na logística.

Em comunicado, a feira sublinha que, ao longo de um quarto de século, tem acolhido um número crescente de expositores de topo, especialistas e visitantes profissionais. Nesta edição, são mais de 80 mil metros quadrados de área, em que, além dos expositores propriamente ditos, decorrerão perto de 40 fóruns e eventos simultâneos, “oferecendo um espetáculo tecnológico impressionante para o setor e uma experiência imersiva e inovadora para os visitantes”.

Assim, de acordo com a organização, a CeMAT ASIA 2025 exibirá de forma abrangente as tendências pioneiras na atualização inteligente e na transformação ecológica e baixo carbono das tecnologias logísticas em múltiplos setores, incluindo integração e soluções de sistemas logísticos; visão artificial e produtos de controlo industrial; equipamentos de transporte e triagem; robótica logística e AGV; empilhadores e acessórios; equipamentos de embalagem e caixas-palete; veículos autónomos industriais; e equipamentos de elevação e rodízios, entre outros.

No que toca aos eventos paralelos, visam debater temas transversais ao setor logístico como “as novas forças produtivas de qualidade & inovação na tecnologia logística”, “indústria transformadora inteligente & construção de fábricas inteligentes”, “cadeia de fornecimento & serviços logísticos”, “inteligência incorporada & robótica humanoide”, “inteligência artificial”, e “economia de baixa altitude”.

Além disso, decorrem quatro fóruns temáticos: o CeMAT ASIA Innovation Salon, que reunirá académicos, especialistas e representantes empresariais para explorar inovações tecnológicas, cenários de aplicação e setores relacionados; o TIFN Joint Exhibition Forum, que abordará tópicos como as fábricas do futuro, inteligência artificial, produção verde e planeamento de parques; o  Fórum de Cadeia de Fornecimento, para debater a otimização sinérgica entre logística, cadeia de fornecimento e evolução tecnológica, e o Fórum de Inteligência Incorporada, que se centrará nas tecnologias de inteligência incorporada de alta performance e aplicações de IA.