A Sesé, a Repsol e a Bosch lançaram um projeto-piloto de seis meses para medir e documentar o uso de combustíveis renováveis no transporte rodoviário de mercadorias. O objetivo é obter dados fiáveis sobre a pegada de carbono, demonstrando que aqueles combustíveis constituem uma alternativa real, competitiva e imediata para a descarbonização do setor.
Em comunicado, a empresa de transporte dá conta de que, para alcançar aqueles resultados, a plataforma Digital Fuel Twin, da Bosch, rastreará o combustível renovável desde a refinaria da Repsol em Cartagena (Espanha) até ao seu uso nos veículos da Sesé. Serão abrangidos seis camiões, incluindo dois duotrailers.
O combustível usado neste projeto- Nexa Diesel, 100% renovável – é produzido a partir de resíduos orgânicos, permitindo a redução de até 90% das emissões de CO2, por comparação com o diesel fóssil. Além disso, possui uma formulação que potencia o desempenho dos veículos, prolongando a vida dos motores, sendo compatível com todos os motores a diesel. Está já disponível em 1200 estações de serviço da Repsol.
“Os combustíveis renováveis são 100% compatíveis com a infraestrutura existente e com os motores de combustão, permitindo a sua adoção rápida e custo-efetiva”, enquadra o Head of Sustainability da Sesé, H+ector Cebrián, citado no comunicado. Acrescenta, porém, que é essencial que haja um sistema de traceabilidade, como o que está a ser testado, de modo a verificar que os veículos estão, de facto, a usar este tipo de combustível.
Por sua vez, a Energy Products Manager da Repsol, Estíbaliz Pombo, corrobora que este projeto-piloto representa um passo significativo para essa rastreabilidade, essencial para a certificação do uso dde combustíveis renováveis.