O Governo Regional dos Açores congratula-se com o aumento da capacidade no transporte marítimo para a região, considerando que resulta do “esforço de cooperação” que tem mantido com os operadores.
Esta posição é expressa em comunicado assinado pela secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, em reação ao anúncio pela Transinsular do lançamento de um novo serviço, o Expresso +, e de um novo navio em operação a partir de setembro.
“Com o aumento significativo da carga transportada para os Açores, defendemos a necessidade de os operadores marítimos incrementarem a frota, o que agora acontece com o novo navio da Transinsular, no âmbito da reestruturação do serviço regular de transporte marítimo para a Região Autónoma dos Açores”, afirma.
De acordo com a governante, o reforço da operação “mostra que os armadores são sensíveis às questões específicas com que o transporte marítimo de mercadorias se debate nos Açores, sobretudo devido ao aumento substancial da carga para as ilhas”.
No mesmo comunicado, Berta Cabral reafirma o compromisso do Governo dos Açores para continuar a cooperar com os armadores, de modo a haja sempre cobertura eficiente das necessidades da região, escalas semanais em todas as ilhas, previsibilidade e cumprimento dos horários e itinerários.



