A Autoridade da Concorrência (AdC) acaba de tornar pública a sua decisão de não oposição à aquisição da Tirgal pela GS Marítima, empresa do Grupo Sousa.
De acordo com a AdC, esta operação de concentração “não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou em parte substancial deste”.
A operação, que havia sido comunicada à AdC em julho último, implica o controlo exclusivo da Tirgal – Transitários de Portugal. A empresa presta essencialmente serviços de transitário por via marítima para carga contentorizada e carga convencional, a partir dos portos de Lisboa e Leixões para as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, e para São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Angola.
Já a GS Marítima, atua no setor do transporte marítimo de carga e logística integrada. Integra o Grupo Sousa, com atividades nos setores da logística, energia e turismo e sedeado na Região Autónoma da Madeira. O grupo detém empresas armadoras, empresas de operação portuária e de camionagem, agentes de navegação, transitários, logística, rebocadores e armazéns, estando ainda presente nos setores da logística de gás natural, da produção de energia e do turismo.