O governo espanhol adotou um conjunto de novas regras para o transporte rodoviário de mercadorias. Entre as principais novidades está o aumento da massa máxima autorizada de 40 para 44 toneladas.

De acordo com uma nota da Direção-Geral do Trânsito, a reforma do regulamento de veículos, de que estas medidas fazem parte, visa modernizar e descarbonizar o transporte de mercadorias e aumentar a sustentabilidade da cadeia logística. Concretiza que, deste modo, se consegue diminuir o número de veículos em circulação.

No que concerne à massa máxima, abrange os conjuntos de veículos com cinco ou mais eixos dedicados ao transporte de carga, podendo ser aumentada em duas toneladas quando se trate de operações de transporte intermodal.

Foram ainda contemplados incrementos de massa máxima autorizada segundo o título de veículo ou de conjunto para o transporte de madeira em rolo, em trajetos até 150 quilómetros, entre a floresta e a fábrica. Estendida foi também a longitude máxima autorizada dos conjuntos articulados para o transporte de elementos longitudinais indivisíveis, como barras metálicas, vigas ou tubos.

Outra das medidas que favorece a redução de veículos em circulação e, com isso, a diminuição das emissões, prende-se com as modificações previstas para os conjuntos euro modulares, para os quais foi eliminada a obrigação de autorização para circularem, diminuindo assim a carga burocrática. Em consequência, os valores máximos de massa e longitude autorizadas sobem para as 72 toneladas e 32 metros, respetivamente, sendo que estes conjuntos de veículos passam a poder circular livremente.

Da nova ordem ministerial faz igualmente parte a ampliação da altura máxima permitida, para os 4,5 metros, para determinados tipos de transporte, como o de animais vivos ou para fornecimento a indústrias situadas a menos de 50 quilómetros.

As novas massas máximas entram em vigor em outubro, sendo que as demais medidas estão já em curso.