A Fresh Del Monte Produce e o Grupo CMA CGM anunciaram uma mudança estratégica no transporte de bananas e ananases das Filipinas para o Japão e Coreia do Sul, substituindo o modelo tradicional de breakbulk por contentores refrigerados, reforçando a fiabilidade da cadeia de frio e reduzindo desperdícios.
A Fresh Del Monte Produce Inc. e o Grupo CMA CGM estão a transformar a forma como transportam produtos perecíveis no mercado asiático. A parceria entre as duas empresas introduz o uso de contentores refrigerados nas rotas das Filipinas para o Japão e Coreia do Sul, um avanço que visa manter as temperaturas constantes, minimizar danos e garantir maior qualidade do produto à chegada.
O novo sistema cobre duas rotas-chave: o serviço JP8, que liga diretamente Davao aos portos japoneses de Tóquio, Yokohama, Kobe e Moji, e o serviço BMX, que assegura uma ligação semanal estável a Busan, na Coreia do Sul. Ambos são operados pela CNC, especialista da CMA CGM em transporte intra-Ásia.
Até agora, bananas e ananases eram transportados em navios breakbulk, implicando múltiplas cargas e descargas e expondo a mercadoria a variações de temperatura e manuseamento excessivos, fatores que contribuem para maior taxa de desperdício e qualidade inconsistente dos produtos. Com o novo modelo, a fruta é transportada em unidades climatizadas que funcionam como “salas frias” móveis, reduzindo o risco de deterioração.
A solução integra contentores de atmosfera controlada e tecnologia de contentores inteligentes da CMA CGM, que permitem desacelerar o processo de maturação, preservar nutrientes e monitorizar as condições em tempo real ao longo do trajeto.
Raul Saca, vice-presidente sénior de Logística Global da Fresh Del Monte, destacou que “a satisfação do cliente começa muito antes de a fruta chegar à prateleira — começa na forma como a movemos”. Já Bo Wegener, CEO da CMA CGM Asia Pacific, sublinhou que a parceria reflete “um compromisso conjunto com a inovação, a sustentabilidade e a satisfação do cliente”.
Os dois parceiros apontam que para além dos ganhos de qualidade, o transporte contentorizado oferece benefícios ambientais, ao reduzir emissões de carbono através de maior eficiência operacional e menor manuseamento.