A Espanha conheceu, no primeiro semestre de 2025, o maior crescimento europeu em investimento e contratação de espaços logísticos: 21%, situando-se nos 650 milhões de euros, quando a média europeia é de 7%.

Os dados são publicados pelo jornal El Economista, que cira o BNP Paribas Real Estate España, segundo o qual Espanha supera mercados como a Alemanha, a França e o Reino Unido, afirmando-se como o mais dinâmico na Europa a nível logístico.

Citado pelo jornal, David Alonso, diretor de Research da subsidiária de imobiliário do banco, assinala que “a recuperação do investimento foi impulsionada pela estabilização dos tipos de juros, por uma procura sólida por parte dos operadores logísticos e por uma perspetiva macroeconómica nacional mais favorável do que noutros países europeus”.

A empresa espera que, atendendo às operações em carteira, o ano feche com um volume de investimento de 1500 a 1700 milhões, o que corresponderia a um crescimento de 12 ou 13% face a 2024.

No que toca à contratação de espaços, a procura logística em Espanha cresceu 18%, enquanto a média europeia caiu 7%. O segundo país com maior subida foi a Alemanha (10%). No outro extremo, estão os Países Baixos, com uma queda de 51%, e a França, com menos 17%.