A MAN Truck & Bus deu início à produção em série dos seus camiões elétricos na fábrica de Munique, integrando-os na mesma linha dos modelos a diesel. O objetivo é entregar mais de 1.000 unidades até 2025 e reduzir até 80.000 toneladas de CO₂ por ano, reforçando a meta de neutralidade carbónica até 2050.

A MAN Truck & Bus assinalou um momento histórico com o arranque oficial da produção em série dos camiões elétricos MAN. A cerimónia na fábrica de Munique contou com o CEO Alexander Vlaskamp, o membro do Conselho Executivo para Produção e Logística, Michael Kobriger, e o eurodeputado Manfred Weber, presidente do PPE.

Pela primeira vez, camiões elétricos e diesel são produzidos de forma totalmente integrada, numa linha de produção mista que permite ajustar rapidamente a capacidade às necessidades do mercado.

“O início da produção em série dos nossos camiões elétricos representa um ponto de viragem na nossa história. Toda a equipa MAN sente orgulho por liderar esta transformação do diesel para a propulsão elétrica”, afirmou Alexander Vlaskamp, reforçando que o objetivo é alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

A MAN investiu cerca de 400 milhões de euros em investigação e desenvolvimento para disponibilizar uma gama completa de camiões elétricos, desde veículos de recolha de resíduos a modelos de longo curso, com capacidades entre 12 e 50 toneladas. Até ao final de 2025, a empresa pretende entregar mais de 1.000 unidades, evitando emissões equivalentes às de uma pequena cidade, desde que operem com eletricidade 100% verde.

Segundo Michael Kobriger, a empresa está a investir mil milhões de euros nesta década na eletrificação das fábricas europeias, com grande parte do investimento na Alemanha. Mais de 5.000 colaboradores já foram formados em tecnologia de alta tensão, numa mudança que implicou ajustes na montagem, logística e cadeia de fornecimento.

Com uma capacidade de produção diária de 100 camiões e um tempo médio de montagem de oito horas, o novo eTruck oferece até 534 kWh de capacidade bruta de bateria, para autonomias de 500 km, ou até 740 km com uma sétima bateria. Antes do arranque da produção, a MAN produziu 200 unidades de pré-série, que já percorreram dois milhões de quilómetros em operação real, com consumos médios de 97 kWh/100 km.

“A inovação e a tecnologia são essenciais para alinhar os objetivos económicos com as metas climáticas. A MAN está a mostrar o caminho e a redefinir o transporte de mercadorias com menos emissões”, destacou Manfred Weber.