A logística na área da saúde tem vindo a tornar-se cada vez mais crítica, não apenas como suporte, mas como eixo estratégico da qualidade, segurança e sustentabilidade dos cuidados prestados. É neste contexto que regressa a Pharma Supply Chain 2025, uma conferência intensa e focada, que se realiza ao longo de uma tarde cheia de conteúdo atual e inspirador, no próximo dia 18 de setembro, no Hospital da Luz, em Lisboa. O encontro é promovido pela Supply Chain Magazine e promete reunir vozes atentas à transformação da cadeia de abastecimento nos setores farmacêutico e hospitalar.
Esta edição será marcada por uma abordagem centrada em três eixos fundamentais: resiliência, rastreabilidade e inovação. Palavras que não são apenas tendências, mas respostas práticas às novas pressões regulatórias, tecnológicas e geopolíticas que moldam o presente e o futuro da cadeia de abastecimento farmacêutica e hospitalar.
O programa arranca com a visão estratégica de Nuno Flora, Presidente Executivo da ADIFA, entidade que representa os distribuidores farmacêuticos e acompanha de perto os desafios estruturais que o setor enfrenta em Portugal e na Europa. Segue-se Hernani Duarte, Diretor de Logística da Unidade Local de Saúde Lisboa Ocidental, com a intervenção “Simplificar para acelerar”, onde partilhará a sua experiência na integração de tecnologias em ambiente hospitalar, com ganhos concretos de eficiência, rastreabilidade e libertação de recursos humanos para atividades clínicas.
Logo depois, Sandra Serôdio, Business Development Manager da DHL Supply Chain, sobe ao palco com a apresentação “Delivering Next Level Healthcare”, que promete mostrar como a logística farmacêutica pode (e deve) evoluir para novos patamares de performance e qualidade.
Ainda no primeiro bloco, a Cegid traz a dupla Daniel Baptista e Vítor Ferreira para abordar a temática “A nova era da Logística: IA & Operações conectadas”, numa sessão que explorará como a inteligência artificial e os sistemas integrados estão a transformar a operação logística em saúde, com foco na antecipação, planeamento e controlo em tempo real.
Eduardo Bentes, da Generix Group é o senhor que se segue e trará consigo um cliente a anunciar, vão focar-se no tema “Supply Chain Pharma 360º: Valor Através da Conectividade, Previsão e Integração do Ecossistema Logístico”, numa abordagem transversal à importância da colaboração e da tecnologia na construção de cadeias de valor conectadas e responsivas.
Após a pausa para networking, o palco recebe Manuel Pizarro (ZØR Portugal) e Leonardo Suarez (ZØR LATAM), que apresentarão “Soluções na Cadeia Térmica Pharma”, com exemplos reais da América Latina, EUA e Ásia, analisando a escolha entre soluções ativas, passivas e reutilizáveis, e o impacto dessas decisões na pegada de carbono e nos custos operacionais.
A CEO da start-up Eliot, Inês Furtado, terá também uma intervenção dedicada às soluções tecnológicas para o setor da saúde — onde o céu já não é o limite —, antes de Pedro Lima, CEO da GLSMED (grupo Luz Saúde), falar sobre os “Desafios da gestão global em tempos de conflitos e escassez”, centrando-se nas respostas do setor dos dispositivos médicos a um contexto de crescente instabilidade e exigência regulatória.
O encontro fecha com uma mesa redonda que reunirá representantes de diferentes elos da cadeia para debater o tema “Cadeias de Abastecimento em Saúde: Resiliência, Rastreabilidade e Inovação”, uma proposta de conversa alinhada com os temas estratégicos para este setor. A combinação de resiliência, rastreabilidade e inovação toca em pontos críticos e atuais das cadeias de abastecimento farmacêuticas e hospitalares, especialmente após os desafios vividos nos últimos anos. As participações de Pedro Teixeira, da ULS Lezíria; Bruno Leitão, da Devlop; Rui Oliveira, da Tecnibite/XLOG; Carolina Oliveira, do Grunenthal Group e Nuno Figueiredo, da Adecco vão permitir visões operacionais e estratégicas, e debater desafios e soluções em diferentes pontos da cadeia.
A Pharma Supply Chain 2025 promete ser mais do que uma conferência: será um espaço de partilha entre quem decide, executa e transforma as cadeias logísticas em saúde. Uma oportunidade única para conhecer casos concretos, aceder a soluções práticas e contactar diretamente com decisores e especialistas de referência.
As inscrições já estão abertas e decorrem a preço reduzido até 31 de julho.