A Caetano Parts, empresa do universo Salvador Caetano dedicada à distribuição de peças automóveis, revolucionou os seus processos logísticos com uma solução integrada da portuguesa Softingal. O resultado: rastreabilidade total, redução drástica de erros e uma operação mais ágil, digital e escalável.
Com dois centros de distribuição em Portugal, mais de 7 milhões de euros em stock e cerca de 40 mil entregas mensais, a Caetano Parts enfrentava desafios típicos de um cenário de crescimento acelerado: processos manuais morosos, risco elevado de erro na gestão de transportes e uma multiplicidade de plataformas sem ligação entre si. Para responder a estas dificuldades e alinhar a operação com a ambição do grupo, a empresa encontrou na Softingal o parceiro certo para integrar e automatizar toda a cadeia logística.
O desafio: multiplicidade, morosidade e falta de visibilidade
Antes da intervenção da Softingal, a equipa da Caetano Parts cerca de 50 segundos adicionais por encomenda com registos manuais de transporte, utilizando múltiplas plataformas de transportadoras. A ausência de integração dificultava a formação de novos
operadores, aumentava a margem de erro e impedia o acesso rápido à informação sobre o estado das entregas. Também a rastreabilidade interna era limitada, dificultando a validação de volumes expedidos e comprometendo a qualidade do serviço.
A solução: integração total e inteligência distribuída
A resposta veio com a implementação do CTM – Cloud Transportation Management, uma plataforma cloud desenvolvida pela Softingal que passou a atuar como hub agregador de múltiplas transportadoras, automatizando a criação, edição, anulação e acompanhamento dos serviços de transporte unificando a informação numa única interface.
Além da integração com as transportadoras, a Softingal assegurou a ligação com o ERP Spiga e com o WMS CDN, criando um ecossistema coeso e comunicante. O desafio técnico passou, em grande parte, por encontrar um único e persistente para cada encomenda, o que foi resolvido com a conjugação do IDU com o número de documento. Este identificador é a espinha dorsal da rastreabilidade de ponta a ponta.
As etiquetas de expedição passaram também a ser impressas de forma totalmente automática nas mesas de embalamento, eliminando a necessidade de interação humana neste ponto crítico. Para isso, foram instaladas impressoras cloud, permitindo uma comunicação transparente entre fecho de serviço e impressão de etiqueta.
O projeto enfrentou obstáculos, como a diversidade tecnológica entre as transportadoras, que implicou lidar com APIs REST e SOAP, diferentes formatos de etiquetas (PDF, ZPL) e métodos de autenticação. Foi necessário desenvolver uma arquitetura modular, robusta e escalável, capaz de se adaptar a novas integrações. Outro desafio crítico foi a padronização dos estados de transporte: diferentes transportadoras reportavam o progresso das entregas em tempos e formatos diferentes, pelo que foi necessário implementar um mecanismo de consulta periódica inteligente, capaz de evitar bloqueios e sobrecargas e mapear os estados externos para um modelo interno uniforme.
Resultados concretos e escalabilidade
A transformação logística da Caetano Parts traduziu-se na eliminação de erros no registo de transportes, maior rapidez na resposta ao cliente e rastreabilidade integral, tanto internamente como para o cliente final. Cada peça, cada encomenda, cada volume é agora visível e controlável do momento em que sai do armazém até à entrega final.
Nas palavras de Vítor Moreira, Coordenador de Operações da Caetano Parts, “A Softingal destacou-se pela rapidez de implementação e pela flexibilidade na adaptação da solução às nossas necessidades. Com o CTM conseguimos aumentar exponencialmente os nossos níveis de produtividade e, consequentemente, a satisfação dos nossos clientes. Além disso, foi ainda possível desenvolver uma aplicação para o controlo de caixas rígidas — mais um projeto de qualidade e sucesso”.