A InPost apostou na eliminação da utilização de etiquetas nos seus lockers — localizados em supermercados, estações de serviço ou de transportes públicos e centros comerciais — para que os utilizadores possam enviar as suas encomendas ou fazer devoluções a qualquer hora do dia.
Assim, a partir de agora, deixará de ser necessário imprimir etiquetas quando os clientes quiserem enviar as suas encomendas ou gerir as suas devoluções. Em vez disso, receberão um QR code que terão de apresentar a um leitor integrado nos cacifos. Este sistema já tinha sido implementado nos Pontos Pack e na rede de entregas não-domiciliária.
Além da flexibilidade que é permitida aos utilizadores por este novo sistema, ao digitalizar completamente o processo, a utilização de papel é reduzida. Esta medida está inserida na estratégia de descarbonização e aumento da sustentabilidade da InPost para se tornar uma empresa Net-Zero até 2040.
“A eliminação das etiquetas representa a evolução da InPost para um novo modelo logístico, no qual somos pioneiros em Portugal e que, em breve, veremos outras empresas do setor imitarem para se adaptarem às necessidades dos utilizadores, e às exigências ambientais que nos preocupam a todos”, afirma Marc Vicente, CEO em Espanha e Portugal do Grupo InPost.