O Boticário acaba de estender a Portugal o seu programa Boti Recicla, que visa promover a reciclagem e o consumo consciente, incentivando o descarte correto de embalagens. A iniciativa está presente em dez lojas do grupo, sendo o objetivo abranger todos os pontos de venda até final do ano.
Mas, contrariamente ao modelo aplicado no Brasil, onde a marca opera com uma estrutura própria de logística inversa, em Portugal, o Boti Recicla está integrado no sistema nacional de gestão de resíduos. Assim, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, as embalagens recolhidas são encaminhadas através da infraestrutura existente, garantindo a rastreabilidade e conformidade ambiental. A DHL junta-se também, assegurando soluções de logística sustentável e redução da pegada de carbono.
Para incentivar a mudança de comportamento por parte dos consumidores, o programa oferece um vale promocional de 5€, aplicado diretamente no ato da compra, a quem entregar três embalagens primárias das marcas O Boticário, Quem Disse, Berenice? ou Aura, e realizar no mesmo dia e na mesma loja uma compra igual ou superior a 30€ (exceto produtos Aura).
“Com o Boti Recicla, queremos ir além da reciclagem, queremos inspirar uma mudança de atitude. O Boti Recicla reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade e com um futuro mais consciente. Acreditamos que, ao facilitar o acesso a soluções simples e eficazes,
conseguimos envolver mais as pessoas nesta causa. Cada embalagem devolvida representa um gesto de responsabilidade e cuidado com o planeta, e é isso que queremos ver cada vez mais presente na rotina dos portugueses. Este é só o começo do que queremos construir com e para os portugueses”, reforça, em comunicado, Rossana Gama, Country Manager do Grupo Boticário em Portugal.
O Boti Recicla concretiza-se em ecopontos próprios instalados em dez lojas da marca – Sintra, Oeiras, Colombo, Amoreiras, CascaiShopping, Almada, Montijo, Strada, UBBO e Vasco da Gama.