A Brico Depôt acaba de lançar o Data Sharing & Monetization (CoreIQ), sistema que dá aos parceiros e fornecedores acesso a dados que permitem analisar padrões de compra, antecipar tendências e otimizar decisões empresariais.

“Este projeto é uma grande oportunidade para trabalharmos de uma forma mais próxima com os nossos parceiros e gerarmos mais valor em toda a cadeia de abastecimento. Queremos abrir a porta a melhores colaborações e, por sua vez, a melhores resultados, sendo os dados absolutamente fundamentais para que isso se torne realidade”, afirma, citado em comunicado, o CEO da Brico Depôt em Espanha e Portugal, Chris Bargate.

O retalhista destaca que um dos grandes benefícios deste projeto é garantir que os produtos estejam disponíveis quando e onde os clientes os procuram. Assim, ao partilhar informação-chave com os fornecedores, consegue prever a procura e evitar situações em que o cliente não encontra o artigo de que necessita.

Além disso, com dados em tempo real, a empresa e os seus fornecedores conseguem ajustar as ofertas e o stock de forma mais rápida e eficiente. “Já não se trata apenas de reagir, mas sim de antecipar as necessidades do consumidor, proporcionando um serviço mais personalizado e alinhado com as suas expectativas”, nota, no comunicado.

“Estamos a oferecer vários pacotes de dados que permitem aos fornecedores ajustar de forma rápida e eficiente os requisitos de stock e entregas, melhorando assim toda a cadeia de abastecimento. Esta iniciativa garante que os nossos clientes recebam os produtos certos em cada loja”, acrescenta o Data Platform Manager, Marc Subirá.

A plataforma tem ainda impacto ao nível da sustentabilidade e da eficiência operacional, na medida em que um melhor planeamento do inventário reduz o desperdício de produtos, otimiza os tempos de entrega e permite uma utilização mais responsável dos recursos.

Finalmente, o retalhista destaca a filosofia de colaboração e transparência que está na base desta iniciativa, sustentando que, deste modo, reforça a sua relação com os fornecedores, “trabalhando em conjunto para oferecer uma experiência mais competitiva e centrada no cliente”.