A Câmara Municipal de Oeiras é um dos 11 candidatos aos 2025 Procura+ Awards. A autarquia concorre na categoria de Sustainable Procurement of the Year com o projeto de aquisição de serviços de manutenção para os espaços verdes do concelho.
Na candidatura, o município sustenta que implementou um modelo de contratação pública “inovador”, combinando “rigorosos padrões ambientais com tecnologia avançada”. Com um valor de cerca de 20 milhões de euros, visa reduzir o impacto ambiental, conservar os recursos naturais e promover a sustentabilidade na gestão urbana. Visa ainda melhorar a eficiência operacional e incentivar os fornecedores a inovar e investir em práticas ecologicamente corretas.
Entre os parâmetros deste projeto estão a utilização de ferramentas e veículos elétricos, que reduzem as emissões de carbono e a poluição sonora, bem como a implementação de sistemas de irrigação inteligentes que diminuem o consumo de água em até 50% em 67,5 hectares.
Além disso, todos os resíduos são redirecionados para compostagem, promovendo a economia circular e minimizando o envio de lixo para aterros.
Na mesma categoria destes prémios, concorrem projetos da empresa de transportes públicos de Berlim (Alemanha), a Comunidade Bretagne Porte de Loire (França) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos.
Este ano, pela primeira vez, os Procura+ abriram candidaturas a entidades públicas fora da Europa, na categoria Global Initiative of the Year, tendo-se candidatado o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Brasil, o Município de Auckland, na Austrália, O Governo Provincial de Cabo Ocidental, na África do Sul, e a iniciativa UNDP, do Azerbaijão.
Os finalistas são dados a conhecer em setembro e os vencedores em outubro.