O antigo terminal de autocarros do Campo 24 de Agosto, agora denominado Terminal do Porto Business Plaza, está a ser ampliado, de 4.500 para 6.300 m2, para acolher uma estrutura de self-storage com capacidade para cerca de 800 arrecadações.
A exploração está a cargo da OrangeSpace, que assinou com o Grupo Capitólio, proprietário do Porto Business Plaza, um contrato de arrendamento por 25 anos. Esta será a sua segunda maior unidade da empresa, que possui unidades em Gaia e Lisboa.
As instalações serão divididas em dois pisos e deverão contar com aproximadamente 800 arrecadações, com áreas entre 1 m² e 40 m², e com preços que oscilam entre os 30 euros e os 600 euros. Além do negócio de self-storage, uma parte da antiga estrutura será adaptada para acolher os escritórios do Grupo Capitólio, que, nesta operação, esteve representado pela Cushman & Wakefield.
Em comunicado, o consultor do departamento de Industrial, Logistics & Land João Paulo Silva destaca que se trata de “uma operação estratégica que impacta positivamente a zona e promove a oferta de serviços no centro do Porto”. “Este projeto evidencia o forte crescimento do mercado de self-storage em Portugal, motivado pela densificação urbana e pela escassez de espaços para arrumos. A crescente maturidade deste setor reforça o seu papel como uma alternativa viável e sustentável na gestão do espaço urbano”, conclui.