A Comissão Europeia (CE) propõe o prolongamento, até meados de 2031, da isenção de pagamento de portagens na União Europeia para pesados de mercadorias e passageiros classificados como de “emissões zero”.

O anúncio foi feito pelo comissário para o Transporte Sustentável e o Turismo, Apostolos Tzitzikostas, que justificou a proposta como forma de incentivar as empresas transportadoras a investirem em novas motorizações não poluentes.

Bruxelas reconhece que o custo inicial dos veículos com emissões zero é superior aos dos homólogos convencionais, tornando-os menos atrativos para os compradores. E que esta continua a ser uma das principais barreiras à sua implantação mais alargada.

“Ao isentar as portagens e as taxas de utilização, a União Europeia (UE) pretende tornar os camiões e autocarros com emissões zero uma opção mais viável para as empresas”, argumenta o comissário, afirmando que é preciso “criar as condições certas para apoiar as empresas europeias e recompensar as pioneiras na transição para uma economia de baixo carbono”.

O regime atual vigora até 31 de dezembro, abrangendo camiões e autocarros elétricos ou movidos a hidrogénio.  E o período de isenção proposto será sincronizado com as normas europeias de desempenho em matéria de emissões de CO2 para veículos pesados novos, as quais visam uma redução de 43% das emissões até 2030.

A CE antecipa que nessa altura a frota de pesados com zero  emissões se situe entre 410 mil e 600 mil veículos em circulação nas estradas europeias.

 

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