Após ter ficado estagnado em 2024, o mercado do transporte rodoviário europeu de mercadorias está a apresentar alguns sinais de recuperação. De acordo com o “European Road Freight Transport 2025”, da TI Insight, o mercado recuperou 1,1% nos primeiros meses de 2025.

O estudo apresenta-se positivo a médio-prazo, antecipando uma Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) de 2% entre 2024-2029.

Os cinco principais players mantiveram as suas margens operacionais de 2024, com uma margem de referência de 4,5%. O impacto da compra da DB Schenker pela DSV foi sentido no topo do mercado do transporte rodoviário de mercadorias, porém, o estudo indica o mercado continua a ser altamente fragmentado e competitivo.

Ao nível dos riscos para o transporte rodoviário de mercadorias europeu, o European Road Freight Transport 2025 indica manterem-se, devido à escassez de mão de obra. Segundo os dados, existiam 426.000 cargos de motoristas por preencher em 2024, e as exigências regulamentares aumentaram.

Outra nota de destaque no estudo vai para o uso de inteligência artificial, que está a ser cada vez mais utilizada neste mercado, contendo o relatório 16 estudos de caso de aplicações ao vivo.

Assim, o setor apresenta um misto de desafios e de oportunidades, o que requer “colaboração ao longo de toda a cadeia, soluções inovadoras, investimento no desenvolvimento de talentos e prontidão para abraçar a mudança”, destaca o estudo. A quota de mercado, por sua vez, é relativamente pequena, mesmo dos maiores operadores. Isto indica que este mercado se encontra fragmentado e necessita de força tecnológica para que os menores players possam sentir os benefícios e as adotem, devido às baixas escalas para impulsionar a mudança sozinhos.