A A.P. Moller – Maersk deu hoje mais um passo na sua estratégia de descarbonização com o batismo do Berlin Mærsk, o primeiro de uma nova série de porta-contentores de 17.480 TEU equipados com propulsão dual-fuel a metanol. A cerimónia decorreu no estaleiro da Hyundai Heavy Industries (HHI), em Ulsan, Coreia do Sul.
O Berlin Mærsk é o 14.º navio com capacidade dual-fuel a integrar a frota da companhia dinamarquesa e inaugura uma nova classe de navios que será composta por seis unidades, todas construídas pela HHI e com entrega prevista ainda em 2025.
Segundo Anda Cristescu, Head of Chartering & Newbuilding da Maersk, “com o lançamento da classe Berlin Mærsk, continuamos a construir um portefólio oceânico adaptável a múltiplas vias energéticas. A renovação da frota é essencial para mantermos a nossa vantagem competitiva no transporte marítimo e representa um pilar-chave do nosso compromisso com a descarbonização”.
O Berlin Mærsk fará a sua primeira escala a 7 de julho em Xangai, onde se integrará no serviço AE3 da Maersk, ligando o Leste Asiático ao Norte da Europa.
Embora o design desta nova classe seja semelhante ao da classe Ane Mærsk, composta por 12 navios também construídos pela HHI, destaca-se por um aumento da boca, o que permite maior capacidade de carga – tornando o Berlin Mærsk o maior navio dual-fuel da frota da Maersk até à data.
“O investimento nesta nova classe representa a continuidade do caminho iniciado com o Laura Mærsk e aprofundado com a classe Ane Mærsk. Esta evolução consolida os nossos esforços de inovação e otimização, estabelecendo um novo referencial de eficiência na indústria”, afirmou Ole Graa Jakobsen, Head of Fleet Technology da Maersk.
Todos os navios da classe Berlin Mærsk navegarão sob bandeira dinamarquesa, reforçando a ambição da Maersk de liderar a transição energética no shipping global, destaca a companhia em comunicado.