A Sonae chegou a acordo para a venda das marcas de moda MO e Zippy a um consórcio composto por Francisco Pimentel, atual CEO da MO, e pelo Fundo Mercúrio, da Oxy Capital. A transação, que representa um Management Buy Out (MBO), envolve um encaixe de cerca de 20 milhões de euros e deverá estar concluída até ao final do primeiro semestre de 2025.

A operação insere-se na estratégia da Sonae de gestão ativa do portefólio, permitindo que ativos com elevado potencial de especialização e expansão ganhem uma nova autonomia fora do perímetro do grupo. Neste caso, a transferência para uma estrutura de gestão independente permite às marcas reforçar o seu papel na cadeia de valor da moda e retalho, com maior foco estratégico e capacidade de resposta a mercados dinâmicos.

“Estamos num negócio enquanto formos o seu melhor acionista”, referiu João Dolores, CFO da Sonae. “Quando surgem oportunidades melhores para as empresas e para as suas pessoas, concretizamo-las, como neste caso”.

Para Francisco Pimentel, “este passo é o mais adequado ao desenvolvimento sustentado dos negócios, permitindo maior autonomia e reforço do compromisso com o talento interno”.

A MO, com mais de 120 lojas em Portugal e presença na gestão de categoria têxtil em parceiros internacionais, e a Zippy, especializada no universo infantil com presença em mais de 40 países, destacam-se pela sua relevância na cadeia de abastecimento de moda, tanto na vertente física como digital.

A conclusão da transação está ainda sujeita à aprovação das autoridades da concorrência e ao cumprimento de requisitos legais habituais.