O Porto de Aveiro lançou na sexta-feira, 23 de maio, um concurso público internacional para a construção do seu novo Terminal Intermodal, a edificar na Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI). O projeto representa um investimento estratégico estimado em cerca de 16 milhões de euros e tem como principal objetivo reforçar a interligação ferroviária do porto, promovendo uma maior eficiência e sustentabilidade no transporte de mercadorias.
Com uma área de 10 hectares, o futuro terminal estará equipado com duas linhas férreas preparadas para comboios de até 750 metros de comprimento, o que irá melhorar substancialmente a conectividade do porto com as regiões norte e centro de Portugal, assim como com Castela e Leão e Madrid, em Espanha.
A obra, cujo início está previsto até ao final do ano, está alinhada com os compromissos nacionais e europeus de descarbonização do setor dos transportes, ao fomentar soluções logísticas com menor pegada ambiental. Com esta nova infraestrutura, o Porto de Aveiro pretende consolidar-se como uma plataforma de referência no transporte multimodal de mercadorias, integrando-se de forma ainda mais eficaz nas cadeias logísticas globais e reforçando a competitividade do tecido industrial da sua área de influência.
O projeto conta com financiamento aprovado pelo programa europeu Connecting Europe Facility (CEF2), no âmbito da linha de duplo uso, com um apoio de 7,6 milhões de euros, o que corresponde a 47,3% do total do investimento.