A Domino Printing Sciences está a apoiar o Grupo CAC, um dos maiores produtores nacionais de ovos, na implementação de soluções de codificação e marcação que asseguram elevados padrões de rastreabilidade, qualidade e conformidade com as exigências internacionais de segurança alimentar.
Fundado há mais de 30 anos como uma cooperativa de 13 produtores, o Grupo CAC gere atualmente 3,4 milhões de galinhas poedeiras, em 65 explorações agrícolas em todo o país. Através da sua marca Matinados, distribui diariamente mais de 3 milhões de ovos, com um sistema de codificação integrado que garante o controlo de qualidade desde a origem até ao consumidor final.
Com a implementação das soluções “do ovo à palete” da Domino, cada casca de ovo recebe um código variável impresso por uma impressora Ax350i, funcionando como um verdadeiro passaporte que assegura a rastreabilidade total desde o ponto de venda até ao local de produção. Este processo é complementado com a codificação de embalagens a uma velocidade de até 80 unidades por minuto, utilizando a impressora térmica Gx350i. Por fim, as caixas e paletes são etiquetadas com o sistema M230i-T4 da Domino para garantir uma logística eficiente e rastreável.
Manuel Sobreiro, Chairman do Conselho de Administração do Grupo CAC, destaca:
“Com a Domino como nosso parceiro, estamos confiantes em manter a nossa posição de liderança no mercado europeu e internacional. A tecnologia da Domino garante uma identificação segura e duradoura ao longo de toda a nossa cadeia de valor, simplificando a rastreabilidade e o controlo de qualidade.”
A integração das soluções da Domino com o equipamento de classificação de ovos Moba permite ao Grupo CAC cumprir os mais exigentes critérios de higiene, segurança e eficiência. Tiago Ribeiro, Head of the Technical Department do Grupo CAC, salienta a importância da tecnologia:
“Desde o momento em que os ovos chegam para classificação até à sua distribuição, cada segundo conta. A integração com o equipamento Moba e a precisão das soluções da Domino ajudam-nos a alcançar os mais elevados padrões de codificação, higiene e segurança.”
Por seu turno, Miguel Castelo Branco, Account Manager da Domino Portugal, sublinha a abordagem personalizada da empresa:
“Para o Grupo CAC, garantimos que cada casca de ovo e respetiva embalagem fossem codificadas com precisão, satisfazendo todas as necessidades regulamentares e de rastreabilidade. É uma parceria baseada na confiança e na inovação.”
Todas as tintas e consumíveis utilizados cumprem as normas da UE e da FDA, demonstrando o compromisso da Domino com a segurança alimentar global. Este projeto reforça a importância da tecnologia na cadeia de abastecimento alimentar e posiciona o Grupo CAC na vanguarda da produção e distribuição sustentável em Portugal.