A Alfaland, distribuidora da Cat Lift Trucks em Portugal e Espanha, anunciou a chegada dos novos modelos da gama NO-N2, os preparadores de pedidos com a mais alta eficiência energética do mercado. O consumo de energia destes componentes de intralogística é 14% inferior na preparação de pedidos de baixo e médio nível, quando comparado com os seus rivais mais próximos, sendo muito mais eficiente e oferecendo ainda uma redução de fadiga para o condutor.
Estes novos modelos têm capacidades de carga para 1,5; 2 e 2,5 toneladas, e oferecem aos seus condutores um sistema RDS (Responsive Drive System), uma tecnologia da qual são pioneiros, já incluída nos mais recentes empilhadores contrapesados eléctricos da Cat, que resulta num controle inteligente de curvas, reagindo às manobras do operador com grande rapidez. O sistema adapta automaticamente a sensibilidade, velocidade e limitações do ângulo, criando um ambiente confortável e seguro.
Foram modificadas as características de controlo da direcção em marcha atrás, permitindo assim uma condução com condutor acompanhante e operações com uma mão, bem como uma deslocação lateral feita com o volante e com ângulos que se limitam automaticamente e garantem uma maior segurança, obtendo uma visão clara da ponta dos garfos.
Devido à função de “arranque rápido”, o operador pode começar a acelerar na posição de condutor acompanhante, a uma velocidade limitada, antes de pisar o tapete detector de presença, podendo mais tarde, já a bordo, acelerar e atingir a velocidade máxima. A aceleração suave e rápida do veículo permite evitar o deslizamento e desgaste das rodas ao conduzir em superfícies escorregadias, ou ao transportar cargas mais pesadas.
Também em termos de travagem o sistema foi optimizado, e a sua travagem regenerativa sofreu alterações para eliminar os efeitos de oscilação do veículo e carga no momento da paragem. Este sistema inclui também uma função de espera em locais de declive, bem como uns travões anti-bloqueio, garantindo uma maior confiança e segurança em todas as condições de trabalho. As velocidades de desaceleração e distâncias de paragem tornam-se mais facilmente controladas e previsíveis, permitindo que se posicione o veículo no local pretendido com maior facilidade.
Em termos de comodidade, o compartimento espaçoso oferece um largo acesso e sem obstáculos com um degrau baixo, um tapete anti-derrapante e ausência de risco do operador tropeçar. O chão tem uma tripla suspensão, com uma estrutura flutuante que amortiza a vibração, os golpes e o deslocamento lateral, para relaxar as articulações inferiores, além de um tapete grosso que diminui a micro-vibração.
Os comandos de aceleração foram colocados ergonomicamente, encontrando-se os restantes controles integrados no volante, oferecendo um fácil acesso sem que exista uma necessidade de o soltar. A direcção incorpora uma amortização de vibração e não necessita de grande esforço para ser manuseado, e ao mesmo tempo permite ajustar tanto a altura como o ângulo para maximizar a comodidade do operador do veículo, existindo um botão no volante para a escolha da posição das mãos, que garante um maior conforto e controlo de marcha-atrás, reduzindo a torsão dos ombros e da cintura do condutor.