Em colaboração com a Locus Robotics, a Geodis está a trabalhar num projecto-piloto que utiliza 30 robôs de picking, autónomos, nas instalações da marca em Indianápolis, um centro com 139.000m2. Isto deveu-se à baixa taxa de desemprego nos Estados Unidos numa altura de pico de actividade.
O trabalho nos armazéns passava por tratar 30.000 artigos através de um processo manual de picking bastante complexo e que deixa pouca margem de erro, e após alguns testes provou-se que os robôs eram capazes de recolher até 80% dos artigos. Graças a este método, a produtividade dos empregados aumentou substancialmente, sendo que uma boa parte do seu trabalho passa agora por controlar os robôs dentro do armazém, tornando-o num processo de poucos minutos.
A Geodis pretende continuar com a sua parceria com a Locus Robotics noutros armazéns, nomeadamente com clientes do sector de retalho e do comércio electrónico, com a finalidade de superar algumas limitações logísticas, o que segundo o operador logístico vai gerar soluções inovadoras online e ultrapassar alguns desafios que são colocados pela indústria.



