Leiria foi a cidade escolhida pela UPS para instalar o mais recente hub, com o objetivo de reforçar a sua capacidade operacional de apoio às PME em Portugal. A SCM marcou presença na inauguração do novo hub a convite da UPS Portugal.
A nova infraestrutura ocupa uma área total de 11.000 m2 e pode separar até 3.000 encomendas por hora, o que equivale a 16% do volume total da UPS em Portugal. A sua localização permitirá à empresa servir os clientes em toda a Península Ibérica, e daqui partem encomendas para mais de 200 países. O hub inclui dois cais, sendo que um deles se destina ao envio de encomendas para Paris, em França, e o outro para Benavente, em Espanha.
Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, indica que esta é uma localização “única”. “É servida por uma excelente rede rodoviária e terá, no futuro, uma estação da linha de alta velocidade no concelho, e possui um ecossistema empresarial de enorme dinamismo, fortemente ancorado no setor industrial, na inovação e na capacidade empreendedora.”
A cidade, aliada a uma rede de transporte eficiente, reforçada pela presença da UPS e um ecossistema empresarial “dinâmico”, apresenta condições para o sucesso de novos investimentos, segundo o autarca. “Estamos empenhados em estabelecer parcerias sólidas que promovam o desenvolvimento económico mútuo e que reforcem os laços entre Leiria e os EUA.”
Por sua vez, Douglas A. Koneff, encarregado de negócios da embaixada dos EUA em Portugal, considera que esta aposta irá acrescentar valor à “parceria transatlântica”. “Este hub serve como meio para que mais produtos e serviços venham para Portugal e para a Europa”.
Estas instalações surgem na sequência da criação de uma nova unidade de brokerage no Porto pela UPS. Segundo a empresa, estes novos investimentos permitem que a empresa aproveite o crescimento do comércio transfronteiriço no país, além da entrega doméstica.
Sandro Pinto, brokerage manager da UPS Portugal, indica que este hub irá melhorar a capacidade da empresa nas cidades de Lisboa e do Porto, permitindo fornecer soluções logísticas “mais rápidas e eficientes”, desde a recolha até à entrega. “Os nossos robustos serviços de brokerage – juntamente com este novo investimento – refletem a confiança da UPS nas empresas portuguesas e nosso compromisso em apoiá-las com envios internacionais sem problemas e fiáveis, à medida que se expandem para os mercados globais”.
Já Paco Conejo, diretor-geral da UPS para o Sul da Europa, refere que “à medida que a procura por produtos portugueses de alta qualidade continua a crescer, as empresas precisam de soluções logísticas robustas para ligar os clientes de forma rápida e eficiente, tanto na Europa como em todo o mundo, e aqui entra a UPS. Este novo centro foi projetado para atender a esta necessidade”. O responsável sublinha que esta “localização estratégica” irá permitir servir melhor as empresas no centro de Portugal, bem como melhorar as ligações na Península Ibérica.
O hub da UPS permitiu a criação de 80 novos postos de trabalho na cidade de Leiria.