Já foi publicada em Diário da República a deliberação n.º 901/2018 que cria a Unidade de Compras e Logística da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), integrando-a no Departamento de Gestão e Administração Geral.
A esta unidade são-lhe atribuídas em especial as responsabilidades de assegurar a gestão administrativa dos procedimentos de aquisição de bens e serviços e obras, sempre que necessário e adequado ao funcionamento da ACSS; assegurar a gestão de stocks e o aprovisionamento de bens e serviços necessários e adequados ao funcionamento da ACSS; promover, assegurar e acompanhar a elaboração de projetos de obras e a sua realização nas instalações utilizadas pelos serviços da ACSS; gerir o património imobiliário e mobiliário da ACSS, bem como dos bens do Estado que lhe estão afetos; proceder ao arrendamento e locação de bens móveis e imóveis necessários para funcionamento dos serviços da ACSS; assegurar o registo e o arquivo dos originais dos contratos geradores de responsabilidade ou direitos de natureza patrimonial ou financeira e dotar esta Unidade dos recursos humanos indispensáveis ao seu funcionamento, nomeadamente, um Coordenador e uma equipa multidisciplinar no sentido de assegurar as competências definidas.
Entretanto, foi também nomeado o Coordenador da Unidade de Compras e Logística da ACSS, no caso Paulo Alexandre Mestre Monteiro.