A H&M decidiu melhorar o seu aprovisionamento através de uma aposta na inteligência artificial e na análise de dados. A estratégia passa por utilizar a capacidade de análise dos gostos dos consumidores, aposta que já tem sido feita há algum tempo devido aos maus resultados que se têm vindo a registar nos últimos anos.
As empresas têxteis têm a necessidade de antever as tendências que irão estar em moda de maneira a estarem prontas para responder ao mercado, tanto à prontidão dos clientes como para evitar grandes stocks, o que num mercado como o da moda poderá ser crítico, pois os preços praticados já são bastante baixos e uma má decisão poderá levar a grandes perdas.
Deste modo, através de uma parceria com a Google e a sua empresa de moda digital, Ivyrevel, a H&M irá apostar nas tendências locais, com vista a melhorar as suas ofertas para os mercados. Procurando criar modelos únicos de acordo com o estilo de vida da pessoa, foi criada no ano passado a “coded couture”, a alta-costura codificada, uma aplicação na qual a pessoa pode criar a sua própria roupa, e através da inteligência artificial esta vai percebendo quais as tendências devido às suas actividades diárias. Não apenas, mas também graças a esta tecnologia é possível encontrarmos produtos distintos nas diferentes lojas da marca, consoante as tendências dos diferentes países.
A empresa também analisa as devoluções, recibos e informação dos cartões de cliente para personalizar os artigos expostos de acordo com os gostos mais comuns em cada loja, uma medida conhecida como “localização”, que para uma grande marca global pode ser difícil de aplicar, mas que irá afectar a sua rede de fornecedores dependendo dos locais.
Também apostando na tecnologia, os armazéns automatizados da empresa tornam possível uma entrega em 24h a 90% do mercado europeu, e através do website ou na própria loja física o cliente pode ter sugestões para compras, devido à tecnologia RFID, e descobrir que loja tem o artigo que pretende, podendo ainda digitalizar um código de barras na própria loja e descobrir se esse artigo está disponível noutra loja física ou online.