De acordo com um estudo feito pela Worx, no Wmarket 018, aumentou a procura de espaços logísticos nas proximidades dos principais centros urbanos. Por detrás desta necessidade está a crescente adesão ao e-commerce, e com ela a necessidade de urgência na entrega de produtos aos clientes, procurando deste modo encurtar os prazos de entrega.
O método de entregas online tem-se reflectido na economia do país, tendo aumentado as exportações, levando Portugal a aumentar a quota de mercado nas exportações de bens e serviços. Segundo o estudo, no primeiro semestre houve um aumento do consumo e comércio electrónico, e destacaram-se a compra da plataforma logística do Grupo Dia, o arrendamento de dois armazéns de 4.000m2, um por parte do Grupo de Distribuição Alimentar Coviran, em Vila do Conde, e o outro, no Loures Business Park, pela LQS.
De acordo com o estudo, a procura pela proximidade dos centros aumentou, de modo a aumentar a proximidade ao cliente, diminuir os tempos de entrega e optimizar os processos, e este método tem gerado este crescimento do sector, e também a sua competitividade, seja em termo de operadores, distribuidores ou marcas.
O departamento de pesquisa da Worx considera que o aumento da procura de instalações nestes locais poderá levar a um aumento dos valores das rendas, e embora existam muitas subidas, o sector do retalho estagnou nos 25,8 mil milhões, enquanto a indústria e logística tiveram mesmo uma queda de 16%.