A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) prepara-se para o seu 19º Congresso, sob o lema “A Força da Logística na Economia”, que terá lugar nos dias 10 e 11 de novembro, no Hotel Solverde Spa & Wellness Center, em São Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia. Este evento é dirigido aos profissionais ligados à atividade transitária.

O início do Congresso será marcado por um “Check-in & Welcome Coffee,” com o patrocínio da GALP, seguido de uma cerimónia de abertura que contará com a presença de figuras proeminentes, incluindo o Exmo. Sr. António Dias (Presidente da Mesa da Assembleia), o Exmo. Sr. Paulo Paiva (Presidente da Direção) e o Exmo. Sr. Dr. João Galamba (Ministro das Infraestruturas).

Um dos destaques do programa será a apresentação de Renato Garrido, treinador de Hóquei em Patins e antigo Selecionador Nacional, que abordará o tema “A Motivação de Liderar entre o Sucesso e a Imprevisível Derrota.” Além disso, estão previstos diversos painéis e debates sobre tópicos atuais, como a importância da comunicação para os transitários, a relação entre os transitários e os operadores portuários, a relevância dos portos secos nas cadeias logísticas, a logística “last mile” a partir do armazém, as vantagens e desafios do eFBL, formação e e-learning, bem como o papel de Portugal no contexto do ACNUR, com apresentação a cargo de Joana Lopes.

O primeiro dia culminará com um jantar espetáculo, denominado “One(Her)Man Show,” protagonizado pelo humorista Hérman José e patrocinado pelo Grupo Sousa.

Já o segundo dia de evento, contará com uma mesa-redonda moderada por Nelma Pinto, jornalista e apresentadora de televisão, na qual se debaterá o papel essencial do transitário na economia, considerando diversas perspetivas e abrangendo os modos de transporte marítimo, ferroviário, aéreo e rodoviário. Este debate terá a participação de oradores de renome e abordará também as implicações dos impostos indiretos.

Na manhã de dia 11, será realizado um coffee break com tempo para networking, patrocinado pela SPC. Posteriormente, será apresentado um painel que explorará questões de sustentabilidade, recursos humanos e inteligência artificial. Neste contexto, serão discutidos temas como a intermodalidade, a transição para práticas mais ecológicas no transporte rodoviário, a descarbonização do transporte marítimo, a captação de talento humano para a indústria logística e o impacto da inteligência artificial na atividade transitária.

O encerramento do Congresso está previsto contar com a presença do Secretário de Estado da Economia. Para aqueles que desejem prolongar as suas oportunidades de networking, será disponibilizado um almoço opcional.

Para realizar a sua inscrição ou obter mais informações consulte o website da APAT.