Há 30 anos nascia a Chep em Portugal. Uma empresa de soluções logísticas que veio revolucionar as cadeias de abastecimento, através de um processo mais sustentável, eficiente e económico: o pooling. Este paradigma reflete-se na partilha e reutilização das paletes por produtores e distribuidores ao longo da cadeia, num modelo circular. 30 anos depois, a empresa continua a cumprir o seu propósito com sucesso, mas reforça o objetivo de chegar mais além.

“A Chep veio, há 30 anos, cobrir a necessidade de estandardizar e ter mais segurança nos equipamentos de transporte de mercadorias na cadeia de abastecimento”, afirma Ana Paula Sardinha, country general manager da CHEP Portugal, num evento dedicado à celebração do trigésimo aniversário. “A nossa proposta de valor ao longo destes 30 anos junto dos nosso clientes, fabricantes e grandes empresas de retalho com logística organizada, foi evoluindo no sentido de inovação de produtos, equipamentos de transporte de mercadoria, de primeira e última milha, produtos de display para reposição em loja, e melhoria de todos os processos e serviço que oferecemos aos clientes”, acrescenta.

Uma das características-chave do negócio da Chep é o modelo circular de partilha e reutilização de paletes, mas a empresa não quer ficar por aqui no que diz respeito ao seu papel perante a sustentabilidade ambiental. Um dos principais objetivos é ser regenerativa, numa lógica de devolver à natureza o que dela retira. Tendo em conta que algumas das paletes da empresa são de madeira, 100% recicláveis e reutilizáveis, têm o objetivo de, até 2025, ajudar a que cresçam duas árvores por cada uma que é utilizada para o fabrico dos produtos. “Hoje em dia, a madeira continua a ser imbatível do ponto de vista ambiental, e de rendimento na área da logística”, afirma Alejandro Tostado, EU sustainability and government affairs lead.

Além disto, outra das metas a atingir até ao ano de 2025 é ter 30% de plástico upcycled, ou seja, recolher o plástico do pós-consumo e utilizá-lo para voltar a fabricar paletes de plástico. “Estamos a utilizar um desperdício, que tem valor zero, e a transformá-lo em algo valioso”, acrescenta Alejandro Tostado. Já a longo-prazo, ambicionam ser neutros em carbono até 2040.

Atingir estes objetivos sustentáveis é uma missão da Chep, mas a empresa não descarta os desafios que deverão surgir no caminho. Um deles é o transporte, nomeadamente a quantidade de quilómetros efetuados na estrada. “Somos afortunados por operar num modelo circular, mas obviamente esse modelo requer muito transporte envolvido”, assume Alejandro Tostado. Assim, realça a importância de trabalhar com os clientes no sentido de reduzir o número de quilómetros, e de colaboração com outros players para utilizar o mesmo transporte e evitar o retorno em vazio.

Um dos grandes obstáculos que esperam enfrentar tem que ver com a infraestrutura europeia. Há uma grande pressão para transitar utilizando combustíveis alternativos ou veículos elétricos, mas se não houver infraestrutura, esta é uma ambição que cai por terra. “Estes objetivos têm de ser acompanhados de um esforço privado e um esforço público. De que vale comprar um camião elétrico se não tivermos pontos de carregamento?”, questiona. “Diria que o transporte é o principal desafio, e o objetivo é manter o ritmo de distribuição”, assume Alejandro Tostado.

Outro dos pontos-chave mencionados pela Chep, e que impacta positivamente o seu negócio, é a digitalização. “Independentemente de ampliar a gama de serviços e produtos, queremos que a digitalização nos ajude na descarbonização do nosso negócio e dos nossos clientes”, indica Ana Paula Sardinha, acrescentado que a rastreabilidade permitida por ferramentas digitais ajuda a reduzir distâncias e perdas. “Para nós, o digital não é um objetivo. É um meio para atingir um objetivo”, assume.

“Inovação, compromisso, igualdade e sustentabilidade são os pilares que espelham os últimos 30 anos da CHEP em Portugal, e que vão orientar os próximos 30. O futuro das cadeias de abastecimento já está a ser construído e a fórmula de sucesso da CHEP mantém-se baseada na eficiência, sustentabilidade e bem-estar dos colaboradores, clientes e parceiros”, afirma a empresa em comunicado.