De acordo com um estudo da UPS, sete em cada dez compradores europeus adquiriram produtos online de retalhistas com sede externa aos seus países de origem. A análise teve em conta o resultado das compras de 6.400 compradores online em países como a Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia e Reino Unido.
Movidos pela procura dos melhores preços e pela procura de marcas ou produtos específicos, os inquiridos para o estudo “2017 UPS Europe Pulse of the Online Shopper”, os clientes referiram ainda alguns factores importantes para as compras online, como a segurança de pagamento (75%); a clara indicação do custo final da encomenda, incluindo taxas e outros factores que pudessem acrescer o valor (72%); a flexibilidade da política de devolução (63%); se apresenta o câmbio feito para a moeda de residência do comprador (63%); e a rapidez de entrega do produto (62%).
A esmagadora maioria dos compradores online europeus (96%) compram a terceiros, ou seja, não compram directamente às marcas, mas a lojas associadas às mesmas, sendo visível uma grande preferência pela Amazon e o EBay. Destes inquiridos, 67% apontam que o motivo desta preferência se debruça na competitividade a nível de preço e, na área dos 40%, factores como a mais vasta selecção de produtos, os custos de transporte (descontos ou livres), a velocidade do envio e a apresentação total de custos de envio.
Sobre o uso de um smartphone ou tablet relativamente a lojas, houve um aumento de 17% desde 2015, encontrando-se esta taxa nos 43%. Grande parte das actividades móveis se prendem na procura da localização de lojas ou de informação relativa às mesmas, estado da encomenda e verificação de onde se encontra e comparação de preços. Para estes utilizadores, os métodos preferidos de pagamento são através de ferramentas digitais e cartão de crédito (Visa/Mastercard).



