O novo armazém automático para componentes, em Águeda, do fabricante de bicicletas FJ Bikes Europe, já se encontra numa fase avançada de montagem. O sistema desenvolvido vai permitir à empresa armazenar os componentes necessários à montagem de bicicletas e será fundamental na optimização dos processos da linha de montagem.

O armazém automático está a ser desenvolvido em parceria por duas empresas: Storax e Consoveyo. Vai ter uma estante convencional Storax, com um total de 4.480 locais para armazenamento de contentores plásticos pesados que guardam os componentes, totalmente fabricada em Ovar. A Consoveyo, por seu turno, a antiga Efacec Handling Solutions, agora integrada no grupo alemão Korber AG, e a Storax, também recentemente integrada no grupo francês Averys, vão desenvolver este novo sistema de armazenamento automático e preparação de encomendas da FJ Bikes com o objetivo de optimizar o modelo de negócios da empresa.

A multinacional fabricante de bicicletas com sede em Taiwan escolheu a Consoveyo e a Storax, para desenvolver este sistema que vai armazenar os componentes necessários para a montagem de bicicletas e “será fundamental para ajudar a optimizar os processos da linha de montagem”.

“As soluções integradas automáticas da Consoveyo/Storax vão permitir que a FJ Bikes Europe, a maior fabricante asiática de bicicletas recentemente instalada em Portugal, tenha uma operação logística mais rápida e flexível de forma a suportar o modelo de negócios em causa. A necessidade de uma elevada capacidade de armazenamento automático deriva do facto da maioria dos fornecedores da FJ Bikes estar na Ásia, o que implica prazos de entrega longos”, adianta Nuno Faria, director-geral da FJ Bikes Europe.

“Por outro lado, o modelo de produção, voltado para bicicletas sob encomenda e altamente personalizadas, requer uma infra-estrutura logística exigente e eficaz, com capacidade para dar resposta ao trabalho de produção”, explica o mesmo responsável.

“A solução integrada que a Consoveyo e a Storax estão a desenvolver  permitir-nos-á melhorar a nossa produção de diferentes maneiras. Esperamos ter uma maior eficácia do espaço ocupado, redução dos tempos operacionais e optimização da gestão de recursos humanos envolvidos no processo. O projecto ainda está em fase de engenharia, mas a experiência de cooperação tem sido muito positiva, principalmente na gestão geral do projecto, responsabilidade, flexibilidade e foco extremo no cliente”, afirma o director-geral da FJ Bikes Europe.

O armazém automático vai ter uma estante convencional com um total de 4.480 locais para armazenamento de contentores plásticos pesados que guardam os componentes. Dentro do armazém, vão estar dois transelevadores de ‘miniload’ a executar movimentos de armazenamento e recuperação.

O armazém construído em racks da Storax tem 78 metros de comprimento e 10,03 de altura. As operações de preparação de encomendas vão acontecer em duas estações de ‘picking’, de forma a integrar o modelo de ‘picking’ de mercadorias através de colaboradores.

Com cada movimentação automática de separação de componentes, os operadores vão poder dar uma resposta mais rápida a vários pedidos em simultâneo. Enquanto isso, na outra extremidade do armazém, duas estações de trabalho permitem operações de reabastecimento em paralelo com as operações de ‘picking’.