A Fordesi implementou a sua solução IP4Log na Infraestruturas de Portugal (IP) de modo a melhorar a gestão dos terminais da Bobadela e Leixões. Sentindo a necessidade de agilizar os processos logísticos dos seus terminais multimodais, a IP confiou no sistema da Fordesi, que lhes irá permitir, a qualquer hora do dia, dialogar com os sistemas dos agentes logísticos e abrir o sector e, devido a ter-se aberto ao sector, consegue receber instruções dos stakeholders e das alfândegas.

O hub multimodal foi produzido com a tecnologia Fordesi e suporta os processos logísticos e de transporte, portarias, documentação, processos alfandegários e facturação, podendo ser integrado com os sistemas dos parceiros externos da IP, entre eles a Medway ou a JUP/JUL do Porto de Sines, e internamente, com o sistema SAP de facturação automática.

“Esta implementação permitiu ganhos efectivos de eficiência, assumindo-se como uma ferramenta de excelência no tratamento da gestão rodoferroviária da cadeia logística do transporte de contentores, numa perspectiva de melhoria contínua”, conta João Silva, Director do Departamento de Exploração de Terminais da Infraestruturas de Portugal.

Esta tecnologia permitiu que fossem feitas 14 mil reservas e autorizações de levante online sem ser necessária uma troca de e-mails, e foram processados cerca de 7.000 contentores por mês para carga e descarga, bem como uma disponibilidade total 24 horas por dia, via telefone e online.