Depois de uma ausência forçada, imposta pela pandemia, a feira de Munique volta a abrir as portas para receber a Transport Logistic. É de 9 a 12 de maio que o setor dos transportes e da logística volta a reunir-se na cidade alemã, num momento particularmente desafiante para o mundo e em particular para as supply chains.
Para a edição de 2023 “prevemos um regresso em força!”, assegura Tânia Barros, representante da Transport Logistic em Portugal, uma vez que “por um lado, é muito visível que os profissionais querem voltar aos negócios presenciais após esta pausa forçada pela pandemia. Por outro lado, o setor dos transportes e logística enfrenta atualmente desafios, que necessitam de parcerias para a sua resolução”.
A feira terá, à semelhança da edição de 2019, 10 pavilhões que já estão preenchidos com os expositores inscritos, bem como a área exterior, onde serão apresentados veículos de transporte rodoviário e equipamento para transporte ferroviário. “As expectativas para esta edição são elevadas. Apesar da pausa forçada de quatro anos, espera-se que a participação, este ano, esteja ao nível da participação pré-pandemia”, conta-nos.
O tema da edição de 2023 da Transport Logistic é “mais do que nunca, a cooperação”, indica Tânia Barros, acrescentando que “para os desafios duros que o setor enfrenta – aumento de custos, escassez de recursos humanos e cadeias de abastecimento em rutura em todo o mundo – as parcerias são a única resposta. E esses parceiros internacionais encontram-se em Munique”.
Além disto, a sustentabilidade é um tema que está na ordem do dia, e muitas empresas expositoras querem partilhar os seus serviços e know-how nesta área. O programa da feira foi, este ano, ampliado em 20% para permitir a troca de ideias, e o tema da sustentabilidade está presente em todo o evento. “Quer sejam infraestruturas, trabalhadores qualificados, digitalização, descarbonização, e-mobilidade ou cadeias de abastecimento mais eficientes na entrega last mile – muitos tópicos do programa de conferências contribuem direta ou indiretamente para uma abordagem mais sustentável do ambiente”, explica a representante da feira.
Portugal em destaque
De 9 a 12 de maio são esperados 2.300 expositores internacionais, provenientes de 60 países. Além da Alemanha, destacam-se as participações de outros países, como Itália, Bélgica, França, Áustria, Espanha, Turquia, China, Polónia e Países Baixos.
Ainda assim, o nosso país não vai passar nada despercebido na Transport Logistic. “Portugal destaca-se este ano ao duplicar a sua área de exposição em Munique, ao registar um nível de participação recorde”, indica Tânia Barros. Em 2019, 20 expositores portugueses ocuparam uma área de 212 metros quadrados e, este ano, estarão presentes 30 empresas que irão ocupar uma área de 442 metros quadrados.
O stand coletivo Logistics Portugal, uma iniciativa promovida pela Supply Chain Magazine (SCM), em 2019 integrou 10 empresas portuguesas e ocupou uma área de 100 metros quadrados. Este ano, a área de ocupação chegará aos 180 metros quadrados, e esperam-se mais de 10 empresas nacionais a integrar aquela área nacional, estando já confirmadas Rangel, Garland, Mind4Logistics, XBS, Warelog, APG Cargo, Oje Logistics, Six Overseas e MPG Portugal.
Filipe Barros, executive manager da SCM, antevê para este ano “uma participação ainda mais global do que aquela que Portugal teve na edição de 2019”. Além de uma área de exposição maior, esperam-se mais empresas portuguesas a integrar esta iniciativa e vários focos de atração, desde um pequeno auditório para apresentações, uma sala privada de reuniões, além de momentos de networking, como um cocktail previsto para um dos dias.
O stand Logistics Portugal ocupará assim uma área de 180 m² e aposta em proporcionar aos coexpositores e visitantes uma experiência única de participação. Filipe Barros lembra que “para um profissional ou empresa internacional que queira estabelecer parcerias e fazer negócios com Portugal, saber que existe um stand, uma presença coletiva é uma mais-valia”.
Tânia Barros corrobora essa mesma ideia, indicando que as participações coletivas são “um modelo de sucesso”, na Transport Logistic. “Com a junção de várias empresas num só stand, criam-se sinergias importantes na apresentação da cadeia logística de um país e de uma região aos visitantes internacionais. A união faz a força”, sublinha.
Além do Logistics Portugal, haverá mais duas presenças de grupo: Agenda Nexus Portugal e APP Ports of Portugal. A título individual irão estar a Abreu Logistics, JTM Group/WCA Ltd., MAIS Air Madeira, Takargo /Captrain Deutschland e Torrestir.
Serão quatro dias intensos de reuniões, networking, novos negócios e parcerias. “No percurso pelos 10 pavilhões e pela área de exposição ao ar livre, nos stands expositores e no programa de conferências da Transport Logistic 2023, os profissionais portugueses ganharão, em cada passo, uma verdadeira vantagem informativa”, termina Tânia Barros.
Para mais informações sobre a feira consulte o site oficial da Transport Logistic, e para conhecer com mais detalhe a participação coletiva nacional e como participar e integrar o projeto consulte a página Logistics Portugal.