A Olicargo está a construir um novo centro logístico na Azambuja com cerca de 25 mil metros quadrados. As obras arrancaram em novembro do ano passado e deverão estar concluídas no primeiro trimestre de 2024, num investimento avaliado em cerca de 17,5 milhões de euros.
Em declarações ao jornal ECO, Américo Ribeiro, diretor da área de logística contratual, revelou que este centro logístico avança depois da “procura dos serviços logísticos por prestigiadas empresas nacionais e internacionais [ter conduzido] à ocupação total” dos três centros presentes no distrito de Lisboa: Castanheira do Ribatejo, Alverca e Póvoa de Santa Iria. “Em meados de 2022, impulsionados pela procura crescente e limitação de espaços disponíveis no mercado, decidimos pela construção à medida de um novo espaço que nos permita continuar a crescer e evoluir de forma sustentada no negócio da logística contratual”, indicou o responsável.
Este reforço na região de Lisboa surge poucas semanas após arrancar uma nova plataforma logística em Ribeirão, no concelho de Vila Nova de Famalicão, com um total de 67 mil metros quadrados, dos quais 33.800 m² cobertos. Este inclui 10 mil m2 direcionados para operações de comércio eletrónico, capacidade de armazenagem para 45 mil paletes e 72 cais desnivelados. Em funcionamento desde 1 de novembro, é “provavelmente o maior investimento realizado pela Olicargo num centro logístico até à data”, cita o meio.
É de referir que a empresa nortenha fechou o exercício de 2022 com um volume de faturação de 60 milhões de euros, isto é, dez milhões acima do registo de 2021. Este ano a Olicargo prevê faturar 75 milhões de euros pois “apesar do ambiente macroeconómico apresentar sinais de preocupação para muitas empresas e famílias, também apresenta diversos sinais positivos que se mantêm mesmo em situações de crise ou baixo crescimento económico”. “A procura de operadores logísticos com alto desempenho e qualidade, superior tecnologia e preocupações de sustentabilidade continuará a evoluir favoravelmente para empresas como a Olicargo”, rematou.
A Olicargo possui oito centros logísticos em território nacional e um de gestão in-house – em termos de área, a soma atual ronda os 150 mil metros quadrados – além dos três na zona de Lisboa, dos dois na região Norte (Trofa e Vila Nova de Famalicão) e de outro na Covilhã, situado no Parque Industrial do Tortosendo, a Olicargo tem ainda instalações próprias em Angola e em Moçambique, estimando ainda estar para breve o alargamento das operações logísticas a toda a Península Ibérica.